Município da Guarda

Município da Guarda

Museu da Guarda Inaugura duas Exposições esta quinta-feira, 24 de setembro

Cultura Informações e Serviços
21/09/2020
leitura do texto

O Museu da Guarda inaugura na próxima quinta-feira, dia 24 de setembro, às 18h00, as exposições “E olho para as flores e sorrio”, pintura e desenho de Carina Leal, na Galeria D’Arte Evelina Coelho, e a “A paisagem no século XXI”, coletiva de foto – xilogravura, patente no museu até 11 de outubro.

Nas obras expostas até 23 de novembro, Carina Leal, conjuga elementos naturais, como flores, plantas e terra, que advêm de uma observação e apreciação das representações da natureza elaboradas por Anselm Kiefer e Claude Monet. Além das telas e dos desenhos ao ar livre em observação direta da natureza, apresentam-se várias fotografias em que são observáveis fortes contrastes de luz/sombra, na senda de uma Lourdes Castro e do seu Grand Herbier d’Ombres. Contagiam essas imagens versos tirados d’O Guardador de Rebanhos, de Alberto Caeiro, para sugerir o sentimento colhido aquando da observação da natureza.

Por sua vez, a Exposição de Foto – Xilogravura intitulada “A Paisagem no Século XXI” é constituída por gravuras em foto-xilogravura estampadas em polpa de papel, criadas por artistas participantes num curso ministrado por José Fuentes, secundado por António Navarro, Carlos Pérez e José Sevillano e Maria Reina, durante o II Simpósio Internacional de Arte Contemporânea da Guarda.

Com esta mostra, o Museu da Guarda volta a expor uma coleção singular de linguagem serigráfica, pelo processo da foto-xilogravura que combina três elementos de natureza distinta: a imagem fotográfica, a gravação em relevo e a polpa de papel como suporte alternativo das imagens.

Imagem: Museu da Guarda Inaugura duas Exposições esta quinta-feira, 24 de setembro