Município da Guarda

Imagem: Informação da versão beta

Município da Guarda

Guarda acolhe Diploma Europeu e promove Conferência sobre Capitais Europeias da Cultura

Cultura Cidadania e Participação Informações e Serviços
30/09/2020
leitura do texto

Em outubro, no âmbito da Candidatura Guarda 2027

A Guarda vai acolher o Diploma Europeu em Administração de Projetos Culturais entre os dias 7 a 14 de outubro, no âmbito da Candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027. Este curso consiste numa experiência de desenvolvimento e aprendizagem resultantes do acolhimento cultural diversificado e de trocas inter-regionais, proporcionando condições para uma construção cultural mais forte na Europa e exterior.

No âmbito do curso decorre ainda uma conferência organizada pela Candidatura Guarda 2027 sobre 'Capitais Europeias da Cultura – Passado e Futuro', a 9 de outubro, pelas 18h00, no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda (TMG), abrindo-se um debate púbico de reflexão sobre os contributos e desafios das Capitais Europeias da Cultura no passado e no futuro. Participam, nesta conferência, entre outros intervenientes, a diretora Regional do Centro, Susana Menezes, um dos membros do Painel de Seleção e Monitorização das Capitais Europeias da Cultura, Cristina Farinha e o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Carlos Chaves Monteiro. A sessão é aberta ao público mediante inscrição aqui e tendo em conta as limitações em termos de segurança, distanciamento e higiene inerentes à situação pandémica por COVID-19.

Sobre o Diploma, trata-se de uma formação de nível europeu organizada e gerida, desde 1989, pela Associação Marcel Hicter, e que está vocacionada para envolver os participantes do Diploma Europeu no projeto 'Bourse/Prime', pelo convite que será dirigido a cada um deles para apresentar à CGCEC projetos artísticos e comunitários decorrentes da sua vivência com a realidade cultural da região.

A realização do Diploma Europeu em Administração de Projetos Culturais acontece agora, pela primeira vez em Portugal, no âmbito da Candidatura da Guarda 2027, sendo esta uma excelente oportunidade de afirmação e projeção culturais. Dos oito participantes, destacamos Tiago Pereira, natural da cidade da Guarda e membro da Equipa de Programadores da Candidatura Guarda 2027 nas áreas de Inovação Comunitária e Expressões Populares.

Sobre os conferencistas:

Suzana Menezes, Diretora Regional de Cultura do Centro

Cristina Farinha, Socióloga; Membro do Painel de Seleção e Monitorização das Capitais Europeias da Cultura, desde 2015

Jean Pierre Deru, Diretor da Fondation Marcel Hicter

Jonathan Goodacre, Senior Consultant, International at The Audience Agency, UK and Pedagogic Team Member of Fondation Marcel Hicter

Franco Bianchini, Professor of Cultural Policy and Director of the Institute for Research on Culture and the Creative Industries at the Univerity of Hull, UK

#guarda2027 #guarda #guardasmartcity #aguardaporsi

Imagem: Guarda acolhe Diploma Europeu e promove Conferência sobre Capitais Europeias da Cultura