Agenda da BMEL para Novembro e Dezembro de 2020

Cultura Educação Informações e Serviços
29/10/2020

Considerando as contingências da COVID-19 e cumprindo com todas as regras da Direção Geral de Saúde, nomeadamente no que respeita à lotação de espaços, distanciamento social, uso de máscara, entre outras, a BMEL apresenta uma agenda cultural, para os últimos dois meses de 2020, constituída por programação eclética que privilegia a base da existência das bibliotecas, os livros. Nesse seguimento, são destaque desta agenda sete apresentações de livros da autoria de escritores locais e nacionais: “Neste sonho que sou de mim”, de Fernando Carmino Marques, no dia 11 de novembro (18h00); “A Ira do Pelicano”, de Carlos Carvalheira, no dia 13 de novembro (18h30); “Escola Secundária Afonso de Albuquerque - 50 anos na Mata Municipal”, de vários autores, no dia 19 de novembro (18h00); “O bisavô”, de Maria João Lopo de Carvalho, no dia 28 de novembro (16h00); “O verso do sofrimento”, de Kevin Fernandes, dia 4 de dezembro (18h00); “O avô tem uma borracha na cabeça”, de Rui Zink, no dia 11 de dezembro (18h00) e, por fim, “O guarda chuva mágico”, de Ana Isabel Martins “, no dia 12 de dezembro (16h00).

É também destaque desta programação a conferência “Cine, música y mito en las poetas de la otra sentimentalidade”, pela investigadora e ensaísta, María Payeras Grau, Professora Catedrática na Universidad de las Islas Baleares, a decorrer no dia 20 de novembro, às 18h00. Uma iniciativa que integra o Ciclo de Conferências Internacionais “A Europa dos Escritores” iniciado em 2019.

No entanto, e como habitualmente, a programação da BMEL oferece à comunidade diversificadas propostas culturais à volta do livro e da leitura, nomeadamente exposições, instalações, contos, visitas guiadas, oficinas, dança e leituras encenadas. Nesse contexto, esta agenda tem início com uma sessão de poesia baseada nos poemas de Manuel António Pina, intitulada de “Voz Alta”, por Alexandre Gonçalves, dia 5 de novembro, às 18h00. Uma atividade que resulta de uma parceria CMG/BMEL e CFAD, no âmbito da literacia.

Já no dia 21 de novembro a biblioteca proporciona mais uma animada tarde de sábado às famílias com crianças dos 3 aos 12 anos, com o conto e oficina “Coração Contador” e “Conta Tu! Oficina de imaginação e expressão”, por Rita Sineiro. A atividade tem início às 15h30 e tem como objetivo exercitar a imaginação e a expressão oral ou escrita, trabalhando ao mesmo tempo a confiança da criança na sua faceta criativa.

Em dezembro há ainda lugar para mais duas sessões da iniciativa dirigida às famílias, “Em família…na biblioteca”. São elas: um espetáculo de dança-teatro “Corpo-Mapa-Livro”, por Marina Nabais, que parte do livro enquanto objeto específico e como indutor de experiências transformadoras do corpo, dia 5, às 15h30 e, já com um cheirinho a Natal, o espetáculo de leitura encenada “Viagem de Natal”, por Estórias com Asas no dia 19 de dezembro, também às 15h30. Ambos os espetáculos carecem de inscrição prévia.

Ainda em novembro e dezembro decorrerá um concurso de Contos de Natal dirigidos às crianças dos 3 aos 6 anos, jovens e seniores.

De referir ainda o início do projeto “Incentivart – Incubadora de Projetos Artísticos”, que desafia os artistas e criadores locais a desenvolverem trabalhos no domínio das artes plásticas, performativas, dança, música, teatro e literatura. Neste âmbito, a BMEL vai acolher residências Literária, de Arte Performativa e Cénica, de Escultura e Musical, até maio de 2021.

Imagem: Agenda da BMEL para Novembro e Dezembro de 2020