Guarda ganha novo miradouro com elevador panorâmico, em dia de aniversário

Cultura Urbanismo Informações e Serviços Turismo
23/11/2020

No dia do 821º Aniversário da Guarda, 27 de novembro, a Câmara irá inaugurar as obras de Requalificação da Torre dos Ferreiros. A empreitada corresponde a um investimento na ordem dos 570 mil euros e promete oferecer aos guardenses e visitantes uma visão de 360º da Guarda e arredores, desde um dos melhores miradouros da 'mais alta'. Até ao momento, a Torre não tinha acesso a visitantes. Há por isso muitos guardenses que vão poder subir ao alto do monumento pela primeira vez, a partir do Dia da Cidade. O acesso poderá ser feito pelas escadas no interior da Torre (Rua da Torre) ou pelo elevador panorâmico, numa das suas laterais (Rua Tenente Valadim). A entrada será gratuita mediante reserva antecipada, online, entre 27 de novembro e 31 de dezembro. Já a partir de 1 de janeiro, o acesso passará a ser pago e a reserva poderá também ser feita presencialmente no Museu da Guarda e no Welcome Center.

Em qualquer um dos dois acessos ao miradouro da torre estará um leitor de QR Codes: na porta de acesso pela escadaria; e no elevador. O código estará disponível no bilhete enviado por e-mail ao destinatário, após reserva online, ou no bilhete entregue nos pontos do Museu da Guarda e Welcome Center. O espaço irá ter cobertura wifi.

Esta requalificação está totalmente enquadrada nas recomendações preconizadas no que respeita às intervenções no património histórico edificado e por isso a intervenção prendeu-se sobretudo com a conservação do monumento. Ou seja, com a limpeza dos agentes biológicos e reológicos e com a proteção da pedra com agentes hidrófugos apropriados. A requalificação contou ainda com a correção de erros tais como a remoção das argamassas de cimento e de peças de ferro que degradam a pedra; a reparação das juntas degradadas com argamassas de restauro adequadas; a consolidação de elementos fragilizados ou em risco; a reposição da originalidade de algumas áreas pela demolição de pequenas construções hoje fora de serviço. No atual acesso para a zona superior da Torre, procedeu-se à colocação de uma guarda constituída por barras verticais de aço. O projeto desta requalificação foi levado a cabo pela Barbosa e Guimarães Arquitetos.

Recorde-se que a Torre dos Ferreiros é datada do século XIII e foi mandada construir pelo rei D. Dinis, estando classificada como Monumento Nacional desde 1956. Esta intervenção está inserida no projeto de 'Requalificação do eixo central da Guarda' e tem como objetivo tornar a cidade mais atrativa para turistas e residentes dinamizando simultaneamente a economia local.

Imagem: Guarda ganha novo miradouro com elevador panorâmico, em dia de aniversário