Município da Guarda

Município da Guarda

Museu da Guarda expõe obras de Catarina Flor e Nuno Aparício, a partir de 3 de dezembro

Cultura Informações e Serviços
23/11/2020
leitura do texto

No âmbito do programa BOLSEI-ARTE de apoio à experimentação artística, promovido pelo Aquilo Teatro CRL e a empresa 02S – Engenharia e Construção, Lda, em parceria com o programa Incentiv[ART] – Incubadora de projetos artísticos, implementado pelo Município da Guarda, serão inauguradas na quinta-feira, dia 3 de dezembro, pelas 18h00, na Galeria d’Arte Evelina Coelho, no Paço da Cultura - Museu da Guarda, as mostras expositivas: “Cres(Ser)”, de Catarina Flor, e “EXPERIÊNCIA INTERATIVA com a obra artística”, de Nuno Aparício.

“Cres(Ser)”, explora questões do foro ontológico. Das respostas obtidas, pretende-se extrair uma introspeção entre o que é estar vivo e o que é o Ser.

Já “EXPERIÊNCIA INTERATIVA com a obra artística”, incide sobre o diálogo entre tecnologia e arte que possibilita ao fruidor uma experiência imersiva noutras realidades. Nesta exposição de pintura interativa, o público participante relaciona-se com as obras expostas através de uma narrativa auxiliar.

Natural da Guarda, Catarina Flor licenciou-se em Artes Plásticas e Multimédia e é detentora de uma pós-graduação em ilustração. Instigada pela curiosidade sobre o que é Ser e Viver, faz das suas ilustrações o caminho para se expressar.

Também da Guarda, Nuno Aparício seguiu um percurso académico ligado à estética e às artes gráficas. Pintando desde cedo como autodidata, tem vindo a criar obras, com evidente carga simbólica através do efeito de tridimensionalidade, que exploram as problemáticas da sociedade contemporânea e a análise autobiográfica.

De salientar que ambos os programas de apoio, BOLSEI-ARTE e Incentiv[Art], se dirigem a artistas e criadores emergentes, naturais do Concelho da Guarda.

As presentes exposições podem ser visitadas pelo público até ao dia 22 de janeiro de 2021.

Imagem: Museu da Guarda expõe obras de Catarina Flor e Nuno Aparício, a partir de 3 de dezembro