Voto de Pesar pelo falecimento de Eduardo Lourenço

Informações e Serviços
01/12/2020

A Câmara Municipal da Guarda manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Eduardo Lourenço de Faria, que nos deixou, hoje, dia 1 de dezembro de 2020, aos 97 anos.

Eduardo Lourenço nasceu em São Pedro de Rio Seco (Almeida), a 23 de maio de 1923.

Frequentou o Liceu da Guarda e cursou Ciências Histórico-Filosóficas na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde lecionou como professor assistente até 1953, assumindo desde então uma atitude crítica e um pensamento autónomo.

A partir de 1954, lecionou em universidades estrangeiras nas cidades de Hamburgo, Heidelberg, Montpellier, São Salvador da Baía, Grenoble e Nice, onde se aposentou em 1988, ficando a viver na região. Fixou residência em Vence até 2013, altura em que, após a morte da esposa, Annie Salomon de Faria, regressou a Portugal.

Atento à realidade portuguesa, participou, na vida política do país através da obra escrita e até no apoio a figuras e candidaturas políticas, apesar do seu afastamento.

A produção ensaística de Eduardo Lourenço, abrangendo diversas áreas, da literatura e da arte aos acontecimentos políticos contemporâneos, tornou-se um fenómeno singular na cultura portuguesa, orientada por uma constante argumentação personalista, que se traduziu em mais de 40 livros e inúmeros artigos, prefácios, críticas e recensões. As suas Obras Completas têm vindo a ser editadas pela Fundação Calouste Gulbenkian .

Expoente máximo do ensaísmo literário e cultural contemporâneo, Eduardo Lourenço foi unanimemente reconhecido no meio universitário com quatro Doutoramentos Honoris Causa e no meio cultural e social com a atribuição de vários prémios nacionais e internacionais, para além de condecorações do Estado Português, Francês e Espanhol, e de inúmeras homenagens.

Através do desafio da criação, na Guarda, em 1999, de um Instituto da Civilização Ibérica que unisse as duas Universidades mais antigas da Península (Coimbra e Salamanca), Eduardo Lourenço retornou simbolicamente à sua cidade como Diretor Honorífico do Centro de Estudos Ibéricos e como patrono da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, inaugurada em 2018 e que conta com grande parte do seu acervo literário.

O Presidente Câmara Municipal da Guarda, Carlos Alberto Chaves Monteiro, no âmbito das competências que lhes são conferidas pelo n.º 3 do artigo 35.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, determina em expressão de justa homenagem, ao Senhor Professor Dr. Eduardo Lourenço de Faria, Luto Municipal, por um dia, que se cumprirá, quarta feira, dia 2 de dezembro de 2020, com correspondente colocação da Bandeira do Município a meia haste.

Enquanto Presidente da Câmara Municipal da Guarda, na convicção de que interpreto, fielmente, o sentimento de todos os Guardenses, determino o cumprimento de 1 dia de Luto Municipal, gesto que simbolicamente visa enaltecer um dos ilustres nomes da nossa Cidade.

Com esta perda estamos todos de luto.

Guarda, 1 de dezembro de 2020,

O Presidente da Câmara Municipal da Guarda