Seminário online “Porto Seco da Guarda” - 10 de dezembro de 2020

Economia e Inovação Informações e Serviços Empresas
03/12/2020
Promovido pela Câmara Municipal da Guarda e pela APDL (Administração dos Portos do Douro e Leixões) realiza-se, no próximo dia 10 de dezembro, às 15h00, o Seminário online com o tema central “Porto Seco da Guarda”. As intervenções deste seminário estarão a cargo do presidente da Câmara Municipal da Guarda, Carlos Chaves Monteiro, do presidente do Conselho de Administração da APDL, Nuno Araújo, do diretor geral da YILPORT Leixões, Nuno David Silva, e do administrador do Terminal de Carga Geral e Granéis de Leixões, Urbano Gomes.

Esta relevante iniciativa tem como principal objetivo iniciar um diálogo alargado com stakeholders da região sobre a criação de um porto seco na Guarda. Sendo que os portos secos são hubs interiores que funcionam como terminais de transbordo, entrega e receção de mercadoria e respetivos serviços aduaneiros, serão abordados neste seminário temas como: a aproximação da região ao porto, a intermodalidade marítima, ferroviária e rodoviária, o desenvolvimento sustentável e o acesso dos agentes locais às diversas entidades envolvidas bem como o desenvolvimento económico da região.

O encerramento da sessão está previsto para as 16h30, após um debate.

A inscrição no seminário é gratuita mas obrigatória, em: http://forms.apdl.pt/index.php/374815?lang=pt

15:00 Sessão de Abertura

Presidente da Câmara Municipal da Guarda,

Carlos Chaves Monteiro

15:15 Intervenção do Presidente do Conselho de Administração da APDL,

Nuno Araújo

“A importância estratégica do Porto Seco da Guarda”

15:30 Intervenção do Vice-Presidente das Infraestruturas de Portugal,

Carlos Fernandes

15:45 Intervenção do Diretor Geral da YILPORT Leixões,

Nuno David Silva

“O parceiro portuário natural do Porto Seco da Guarda”

16:00 Intervenção do Administrador da TCGL - Terminal de Carga Geral e Granéis de Leixões,

Urbano Gomes

“TCGL – Carregue o potencial do seu negócio!”

16:15 Intervenção do Secretário de Estado Adjunto e das comunicações do Ministério das Infraestruturas e Habitação,

Hugo Santos Mendes

16:30 Debate