Mensagem de Boas Festas do presidente da Câmara da Guarda

Informações e Serviços
21/12/2020

Estimados guardenses,

Meus caros concidadãos da cidade e das freguesias rurais,

Meus caros guardenses espalhados por Portugal, pela Europa e pelo mundo,

Quero começar por agradecer, em nome do Município da Guarda, o empenho de todos nesta batalha para nos defendermos dos perigos para a saúde da Covid-19.

Quero agradecer em especial àqueles que têm acompanhado as pessoas de mais idade ou com saúde mais frágil.

Quero também saudar todos os que, nas suas empresas, nos seus negócios, têm trabalhado para manter empregos e para manter o nosso concelho e a nossa comunidade abastecida e a funcionar.

Esta crise pandémica não nos trouxe só problemas graves de saúde!

Trouxe-nos também graves efeitos sociais e económicos que vamos ter de saber enfrentar, resolver e ultrapassar.

Estes são tempos difíceis que exigem de nós humildade, serenidade, disciplina e muita determinação.

Enquanto as vacinas não poderem ser ministradas em massa, o controlo desta pandemia depende dos comportamentos responsáveis de cada um de nós.

Todos temos de ser responsáveis: por nós, pelos outros – e também pelos profissionais de saúde ou pelos trabalhadores das IPSS, aos quais não podemos dar mais trabalho do que aquele que eles têm tido!

Aproveito, aliás, para agradecer aos profissionais do setor social e aos profissionais de saúde tudo o que têm feito por nós e pelos nossos.

O município da Guarda, e a população da Guarda, estão-lhes muito reconhecidos!

Bem hajam!

Como sabem, a Câmara Municipal da Guarda cancelou praticamente todas as atividades de animação na quadra natalícia, pelo que não tivemos este ano a Cidade Natal nos moldes habituais, nem espetáculos, nem concertos, nem o tradicional Madeiro, nem haverá a grande festa de Fim de Ano.

Considerámos que a prioridade é a saúde de todos – e é dessa decisão que vos estou a prestar contas.

O dinheiro que não investimos na realização destas atividades, estamos a utilizá-lo para reforçar os apoios sociais e também reforçamos a iluminação natalícia das ruas.

Entendemos que é muito importante dar um sinal que o nosso comércio local precisa de ser apoiado – estamos, aliás, a apoiá-lo também de outras formas!

Achamos que é muito importante manter vivo nas nossas ruas o espírito de Natal!

Neste período marcado pela incerteza e pelo aumento dos contágios, a Câmara da Guarda tem reforçado as verbas do Fundo de Emergência Social e tem aumentado as suas ajudas ao apoio sócio-económico do nosso concelho.

Nesta altura, é fundamental dizermos que estamos presentes!

No concelho da Guarda ninguém pode ser deixado para trás!

A terminar, quero deixar uma palavra de ânimo aos guardenses e às suas famílias!

– A Guarda é um dos concelhos com melhores indicadores de desenvolvimento na Região.

– A Guarda continua a atrair investimento estratégico para o concelho, gerando mais emprego.

– A Guarda continua a inovar e a prosperar.

A Câmara da Guarda está, por isso, preparada para ultrapassar esta crise e para construir os dias que se vão seguir a esta pandemia!

Caros Guardenses,

A Guarda ao longo da sua história já ultrapassou muitas crises: saberá também ultrapassar mais esta!

Em meu nome pessoal e em nome do Município da Guarda, desejo-vos um Feliz Natal e uma boa entrada no ano de 2021!

Faço votos para que o próximo ano corresponda aos nossos desejos de boa saúde e de rápida recuperação económica.

Saúde para todos, é o que vos desejo!

Carlos Chaves Monteiro

Presidente da Câmara Municipal da Guarda