Câmara solidária com famílias carenciadas: distribuiu 300 cabazes, lanche natalício e brinquedos

Direitos sociais Cidadania e Participação Informações e Serviços COVID-19
23/12/2020

Nesta atípica quadra natalícia, motivado pelo espírito solidário e de missão, o Município da Guarda não baixou os braços e não se esqueceu dos mais desfavorecidos dos seus concidadãos e dos que procuram na Guarda os serviços para enfrentarem a sua vulnerabilidade.

Através do setor de Intervenção Social, da Divisão de Educação Intervenção Social e Saúde, em estreita colaboração com todas as freguesias, foram identificados os agregados familiares mais desfavorecidos e foram por eles distribuídos 300 cabazes de Natal recheados das iguarias típicas desta época festiva e familiar.

Aos cerca de quarenta indivíduos ou agregados mais isolados e mais dependentes da solidariedade da comunidade, além do cabaz de natal foi fornecida uma refeição quente. Este ano, condicionados pelas restrições impostas pela pandemia, adotou-se o regime take away em vez do tradicional lanche ou jantar solidário.

Também não foram esquecidas as crianças e jovens que, quer por falta de condições familiares adequadas, muitas delas vítimas de maus tratos, quer por serem portadores de deficiência que condiciona a sua autonomia, vivem em instituições que profissionalmente os acolhem. O conjunto destes grupos, distribuídos por 9 instituições, ultrapassa a centena de crianças e jovens a quem foi oferecido, a cada um, um brinquedo, jogo, ou outro tipo de prenda mais adequada à sua idade ou condição física.

Imagem: Câmara solidária com famílias carenciadas: distribuiu 300 cabazes, lanche natalício e brin