Jorge Palma e ópera O Barbeiro de Sevilha são destaques em janeiro no Teatro Municipal da Guarda

Cultura Segurança Informações e Serviços
28/12/2020

​Com a programação ainda condicionada pela pandemia, o Município da Guarda anuncia a Agenda do Teatro Municipal da Guarda (TMG) para janeiro de 2021. Devido às restrições, o TMG passa a divulgar a agenda de atividades mensalmente. Nesta nova modalidade, adaptada às circunstâncias COVID 19, há menos atividades mas igual qualidade e diversidade de atividades. São destaque para o primeiro mês do ano: o Concerto Solidário de Jorge Palma, no dia 8, e o regresso da ópera aos palcos do TMG com 'O Barbeiro de Sevilha' de Giaccomo Rossini a 30 de janeiro. O Concerto de Jorge Palma está integrado numa campanha solidária da Missão Continente denominada 'Todos Por Todos' e as receitas e alimentos revertem para a União Audiovisual, uma entidade que surgiu durante a pandemia para apoiar os trabalhadores da cultura que perderam o emprego. A campanha envolve 11 salas de espetáculos de todo o país, onde se integra o TMG.

O regresso da ópera ao TMG será com a Operarte – Companhia de Ópera de Portugueses que traz ao palco do Grande Auditório uma das óperas mais famosas de todos os tempos. A história do barbeiro Figaro numa Sevilha a fervilhar de atividade.

Destaque ainda para dois espetáculos no âmbito da atividade Famílias ao Teatro, iniciativa que convida o público das famílias para matinés ao sábado no TMG, para ver teatro: Car12 – A Grande Viagem pelo ACERT a 9 de janeiro às 16h30; e o novo circo de 'This is me' da Companhia Chapitô a 23 de janeiro, também às 16h30.

Na música, há ainda mais dois destaques nesta primeira agenda do ano: o concerto do cantautor Samuel Úria, proveniente do punk e rock 'n' rol, e que traz o seu mais recente trabalho, 'Canções do pós-guerra' a 14 de janeiro e ainda o guardense João Amaro no dia 15. João Amaro é guitarrista clássico e traz ao TMG um reportório com peças de compositores como Leo Brouwer, Bach, Tom Jobim ou Carlos Paredes.

Na Galeria de arte do TMG vai estar patente entre 22 de janeiro e 13 de março a exposição de fotografia 'O Tempo das Mulheres' de Alfredo Cunha, numa iniciativa do Centro de Estudos Ibéricos. Trata-se de uma das atividades repostas do TMG, ainda no âmbito de cancelamentos derivado à pandemia.​

De referir ainda que em janeiro serão mantidos os horários dos espetáculos para as 19h00 durante os dias de semana e às 18h00 nos feriados e fins-de-semana.

Tudo boas razões para sair e vir ao Teatro! A Cultura é Segura!

Toda a programação aqui​.

Imagem: Jorge Palma e ópera O Barbeiro de Sevilha são destaques em janeiro no Teatro Municipal da