Abertas inscrições: 2º Concurso Fronteiras da Esperança: Minha Terra, Meu Futuro

Cultura Educação Cidadania e Participação Informações e Serviços
12/01/2021

O Centro de Estudos Ibéricos (CEI) e a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM BSE) vão lançar o 2º Concurso “Fronteiras da Esperança: Minha Terra, Meu Futuro”, iniciativa que visa estimular a reflexão dos jovens estudantes sobre os recursos e as dinâmicas territoriais, levando-os a refletir sobre as perspetivas que se abrem para o futuro coletivo da região.

O Concurso pretende estimular a investigação e a reinterpretação das potencialidades e dos recursos do território para promover o debate donde possam emergir novas propostas e perspetivas de desenvolvimento em torno dos temas: Leituras e (re) interpretações do território: diagnósticos prospetivos; Escrita, literatura e território: trabalhos de expressão literária; e Arte e território: trabalhos de expressão artística.

Destinado a estudantes dos estabelecimentos de ensino básico e secundário, de escolas do ensino público, privado ou cooperativo da CIM BSE, o concurso contempla vários apoios à participação e prémios.

Recordamos que a primeira edição do Concurso decorreu em 2020 e que contou com 62 trabalhos submetidos, mais de 100 participações de alunos oriundos de 12 escolas da região da CIM BSE. O resultado deste trabalho pôde ser visto numa Exposição Coletiva e numa edição com os trabalhos vencedores aqui.

Esta iniciativa insere-se no Programa de Combate ao Abandono Escolar Beiras e Serra da Estrela e é financiada pelo Centro 2020.

Regulamento e condições de participação aqui.

Imagem: Abertas inscrições:  2º Concurso Fronteiras da Esperança: Minha Terra, Meu Futuro