Câmara da Guarda desafia guardenses com Orçamento Participativo 2021

Ambiente Educação Mobilidade Cidadania e Participação Economia e Inovação Informações e Serviços
08/02/2021

De 10 de fevereiro a 10 de abril, o Município da Guarda desafia os munícipes, residentes, trabalhadores ou estudantes e organizações da sociedade civil a participarem ativamente com propostas e ideias para o futuro da cidade e do concelho através do Orçamento Participativo 2021 (OP). Os interessados em participar devem fazê-lo através da plataforma online no sítio Oficial de Internet do Município, através do endereço op.mun-guarda.pt ou ainda através do email: op@mun-guarda.pt. As propostas apresentadas deverão considerar apenas as áreas do Ambiente e Mobilidade e da Investigação e Desenvolvimento Tecnológico e poderão corresponder a um investimento na ordem dos 50 000 euros.

Depois de entregues as propostas, haverá um período de análise técnica, entre 15 de abril e 5 de maio, para verificar a viabilidade dos projetos. Todas as ideias com viabilidade técnica irão depois a votação pública entre 15 de maio e 1 de junho. A votação deverá depois ser feita online na já referida plataforma do site da autarquia. Está prevista a apresentação pública do projeto vencedor a 5 de junho (Dia Mundial do Ambiente). Mais informações sobre o OP2021 poderão ser consultadas as normas da iniciativa, aqui. Se mesmo assim persistirem dúvidas poderá contactar a Câmara através da plataforma e do email já referidos ou ainda pelo telefone 271 220 710.

Recorde-se que, através do OP, o Município já levou a efeito: em 2015 a concretização do CUBUS, uma estrutura com sistema solar de carregamento de telemóveis e que é também um banco e um hotspot com refe Wifi; em 2016 a Requalificação do Chafariz da Dorna, e em 2017 o Parque de Merendas da Quinta da Taberna, em Videmonte.

O OP2021 pretende incentivar e fomentar a responsabilidade individual e coletiva face aos desafios do desenvolvimento da cidade e do concelho, motivando para uma cidadania responsável, interventiva e ativa, materializando uma das mais importantes vertentes da Democracia – Dar voz ao cidadão.

#opGuarda2021 #aguardaporsi #guardasmartcity #guarda #guarda2027

Imagem: Câmara da Guarda desafia guardenses com Orçamento Participativo 2021