Guarda tem Estratégia Municipal para o Envelhecimento Ativo, Saudável e Inclusivo do Concelho

Direitos sociais Cidadania e Participação Informações e Serviços
25/02/2021

O Município da Guarda implementou uma Estratégia Municipal para o Envelhecimento Ativo, Saudável e Inclusivo do Concelho da Guarda. O documento foi aprovado no início desta semana na reunião do executivo municipal.

O envelhecimento na sociedade é um problema social que não pode ser esquecido ou descurado. Assim, a promoção de um envelhecimento ativo e saudável ao longo do ciclo de vida tem sido o caminho apontado como resposta aos desafios relacionados com a longevidade e o envelhecimento da população. Nesse sentido, a Câmara Municipal, tendo por base as especificidades do concelho, pensou e definiu uma estratégia para o envelhecimento ativo, saudável e inclusivo da população idosa do concelho da Guarda, em sintonia com as metas nacionais, europeias e mundiais.

Trata-se de um documento que prevê a adoção de políticas e comportamentos adequados que deem resposta ao como viver mais e melhor, adaptado à população envelhecida do concelho, ao seu modo e condições de vida. Políticas que proporcionem aos idosos do nosso concelho contextos, ferramentas, apoios técnicos e oportunidades de usufruir de atividades suscetíveis de promover os seus direitos a um envelhecimento ativo, saudável, inclusivo e feliz.

Com a presente estratégia, o Município da Guarda propõe-se combater os sentimentos de desesperança do envelhecimento e promover o sentimento de integridade duma vida que valeu e vale a pena viver, abrindo espaço à expressão da sabedoria como virtude do envelhecimento.

Consulte aqui a Estratégia Municipal para o Envelhecimento Ativo, Saudável e Inclusivo do Concelho da Guarda.

Imagem: Guarda tem Estratégia Municipal para o Envelhecimento Ativo, Saudável e Inclusivo do Conce