Município da Guarda

Município da Guarda

“Quadragésima” une cinco concelhos da Beira Interior em torno das manifestações religiosas da Quaresma

Cultura Informações e Serviços Turismo
01/03/2021
leitura do texto

Organizada pelos Municípios de Belmonte, Covilhã, Fundão, Guarda e Sabugal, a “Quadragésima” é um projeto em rede de promoção das manifestações da cultura imaterial ligadas ao período da Quaresma. Este ano, devido às restrições, recuperam-se para o meio digital, através de um site próprio e das redes sociais, alguns dos momentos mais marcantes das edições anteriores, exibindo eventos numa riquíssima programação artística com o envolvimento das comunidades locais.

A Via Sacra, Procissão dos Passos, encomendação das almas, canto dos martírios, alvíssaras, procissão dos penitentes são algumas das manifestações religiosas mais conhecidas associadas à Quaresma. A Quaresma representa, no conjunto das suas diversas celebrações, um dos mais diversificados e valiosos conjuntos de manifestações tradicionais da região Beirã. Materialização de um profundo sentir de religiosidade e devoção, a Quaresma evidencia sentimentos coletivos e individuais de pesar e de fé, que conferem a todas as manifestações uma aura de autenticidade e sentimento vivencial que persiste ao longo do tempo nos rituais destas comunidades.

São algumas dessas manifestações genuinamente populares, juntamente com criações artísticas únicas, que poderão ser vistas ao longo de seis semanas, em diversas plataformas digitais.

Vídeo de lançamento: https://youtu.be/2DVPH2aVv6o

Contacto: quadragesimabeiras@gmail.com

facebook: shorturl.at/inrL0

youtube: shorturl.at/dosvA

Imagem: “Quadragésima” une cinco concelhos da Beira Interior em torno das manifestações religiosas