Município da Guarda

Município da Guarda

Câmara da Guarda e Luzlinar assinam protocolo de cooperação para promover investigação e criação artística

Informações e Serviços
08/03/2021
leitura do texto

O Município da Guarda e a Associação Luzlinar vão assinar um Protocolo de Cooperação para promover a investigação multidisciplinar e a criação artística nas vertentes das Artes Visuais, das Artes Performativas e do Cinema, cruzando-as com as diferentes áreas científicas, num trabalho articulado com a comunidade local, comunidade educativa, estabelecendo assim uma ligação efetiva entre Arte, Educação, Ciência e Cultura.

Trata-se de um projeto estruturante de longo prazo, de escala internacional, no âmbito da estratégia da candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura - uma vez que a Associação Luzlinar é parceira cultural da Guarda 2027 – e prevê a conjugação de esforços entre os agentes locais, cientistas e artistas, para o desenvolvimento sustentável do concelho da Guarda.

Ancorado na tríade 'Um Centro, Um Ecossistema, Um Território', a ESCOLA é um Centro de Investigação multidisciplinar que se instalará na Guarda, implementando um conjunto de práticas culturais transgeracionais originando o encontro de gente - com foco na emergência artística e científica - empenhada em pensar, fazer e agir, integrando experiências e conhecimentos em diversas áreas do saber.

O centro de investigação a ESCOLA desenvolverá um conjunto de práticas culturais transgeracionais no território do concelho, numa espécie de percurso cultural entre os concelhos vizinhos de Belmonte, a caminho dos dois grandes rios da serra (Zêzere e Mondego), e Celorico da Beira. Há uma unidade cultural neste contexto geográfico em função das temáticas do projeto, como sejam os lugares da indústria têxtil, as fábricas, os pastores, as ovelhas, toda uma história comum.

O projeto, que irá ter um espaço galeria na cidade, compreende quatro macro laboratórios - Ação Artística, Ciências Ambientais, Filosofia Social e Políticas de Desenvolvimento aos quais correspondem os respetivos vetores - Estações Bucólicas, Experiência da Floresta, Habitantes da Montanha e o Fio da Sustentabilidade.

Este último vetor será um laboratório exclusivamente reservado a práticas sustentáveis e ao uso inteligente dos recursos naturais, que se poderá articular com iniciativas estruturantes de outras entidades.

A criação da Unidade ESCOLA surge integrada na ARS – Estrutura de Investigação em Arte e Ciência um grande projeto de território, cofinanciado pelo Ministério da Cultura/Direcção Geral das Artes, e une cinco municípios com a criação de cinco unidades de investigação, nomeadamente: ESCOLA (Guarda); MAPAS (Belmonte); COMUNA (Fundão); TORRE (Celorico) e CAMPUS (Trancoso).

No caso da Guarda, entre outras ações inovadoras, destaque para a criação dos projetos operacionais O Fio da Sustentabilidade e o Projeto Bosque- Silvicultura próxima da natureza.

A integração do Município da Guarda em projetos comuns da ARS - Estrutura de Investigação em Arte e Ciência, passando a fazer parte do seu conselho estratégico, permite a realização de estudos e outros projetos de investigação, a edição de obras de carácter científico e cultural, a organização conjunta de seminários, conferências, colóquios e aulas abertas, num aproveitamento de sinergias que somarão benefícios transversais para todo o território.

A assinatura do Protocolo entre o Município da Guarda e a Associação Luzlinar reforçará a identidade local e regional através da valorização de tradições e do envolvimento da(s) comunidade(s), garantindo a transmissão de conhecimentos ancestrais/tradicionais a gerações futuras, desenvolvendo a economia local com base em produtos endógenos, criando circuitos integrados de produção e comercialização, permitindo a criação de valor acrescentado na região e potenciando profissões futuras e criação de emprego através da produção artesanal, alavancando o turismo alicerçado na identidade local.

Imagem: Câmara da Guarda e Luzlinar assinam protocolo de cooperação para promover investigação e c