Ambiente Informações e Serviços
08/03/2021

O presidente da Câmara da Guarda, Carlos Chaves Monteiro, e a vereadora, Cecília Amaro, entregaram, numa sessão simbólica no edifício dos antigos SMAS a 8 de março, armadilhas e atrativo para a espécie invasora Vespa Asiática a três apicultores do concelho da Guarda. Estes equipamentos, 900 armadilhas seletivas e de 900 unidades de 10ml de atrativo, irão chegar depois a 150 apicultores de 41 freguesias do Concelho da Guarda, num investimento de cerca de 5000 euros.

Recorde-se que a vespa asiática é uma espécie não-indígena, sendo considerada uma ameaça à sustentabilidade da apicultura em território nacional, uma vez que é carnívora e predadora de abelhas.

O Municipio da Guarda desafia assim todos os apicultores residentes e registados no concelho a colaborar nesta iniciativa que, para além de combater a vespa asiática, permitirá obter dados relativos à sua presença e dispersão no território. A iniciativa consiste na disponibilização aos apicultores de armadilhas seletivas e atrativo que deverão ser colocadas nos apiários para captura de vespas asiáticas. Em contrapartida, existirá o compromisso por parte dos apicultores de fornecerem ao Municipio dados das capturas bem como a georreferenciação das mesmas.

Esta iniciativa teve a colaboração da Associação Distrital dos Agricultores da Guarda e da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.

#aguardaporsi #euusomáscara #guarda #fiqueemcasa

Imagem: Município da Guarda avança com Campanha de combate e monitorização da Vespa Asiática