Até junho n' "A Terra da Escrita": Vergílio Ferreira, Augusto Gil e Daniel Rocha

05/03/2015

A Câmara Municipal da Guarda promove, em parceria com o Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque e o Agrupamento de Escolas da Sé, 'A Terra da Escrita'. Trata-se de uma iniciativa que contempla múltiplas atividades: oficinas, sessões de animação, exposições, conferências, tertúlias, encontros, visitas e a edição de um jornal para divulgação dos trabalhos criados pelos alunos.

'A Terra da Escrita' é um projeto de divulgação e promoção de escritores locais (concelho e distrito da Guarda) e das suas obras, nas escolas do concelho da Guarda.

A iniciativa destinada à comunidade escolar, nos seus vários graus de ensino, deverá envolver cerca de 4 500 participantes.

Os objetivos deste projeto são: tornar conhecida da comunidade escolar do nosso concelho a obra de autores ligados à Guarda por nascimento ou pelos afetos; sensibilizar alunos e professores para a importância do trabalho literário dos autores locais; desenvolver, junto dos alunos, laços de identificação com a vida e obra de autores da Guarda ou que escreveram sobre a nossa terra; fomentar o sentido de pertença à comunidade da Guarda, através da língua e da literatura; estimular o espírito crítico em relação ao trabalho criativo de autores conterrâneos e dar oportunidade aos alunos de participarem em várias iniciativas que apelam à criatividade, a partir da obra de autores do distrito.

Na edição deste ano de 'A Terra da Escrita', a decorrer até junho, estão em destaque Vergílio Ferreira, Augusto Gil e Daniel Rocha, autor contemporâneo, local, que estabelecerá contacto com os alunos envolvidos no projeto.

Imagem: Até junho n'