Município da Guarda

Município da Guarda

Férias Ativas Páscoa 2021 com edição especial online

Ambiente Cultura Desporto Educação Informações e Serviços
23/03/2021
leitura do texto

De 29 de março a 1 de abril (entre as próximas segunda e quinta-feira), o Município da Guarda volta a promover a iniciativa Férias Ativas (Páscoa 2021) mas, desta vez, devido às circunstâncias pandémicas em que nos encontramos, todas as atividades vão realizar-se online, no Facebook do Município.

As iniciativas propostas destinam-se a jovens entre os 6 aos 16 anos, e serão de âmbito desportivo, recreativo, cultural e ambiental. A iniciativa é gratuita, acompanha a interrupção letiva e vai estar acessível a todos. O desafio do Município da Guarda é que as crianças se divirtam e aprendam em família. Há atividades para todos os gostos: da educação alimentar com dicas de culinária saudáveis ao exercício físico, da música e sons inusitados às artes manuais, da história local com uma viagem por castelos da região à ciência, possível, numa varanda. São muitas e boas as sugestões, todas elas capazes de despertar a criatividade de miúdos e graúdos.

Esta iniciativa é dinamizada pelo setor do Desporto, pela Educação e pela Cultura, esta última através do Teatro Municipal da Guarda (TMG), Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL) e Museu Regional da Guarda. De destacar ainda, nesta edição especial, a colaboração do Geopark Estrela com o filme 'A Estrelinha no Geopark'.

Aqui deixamos o programa completo da iniciativa. Agora é só participar!

​PROGRAMA FÉRIAS ATIVAS – PÁSCOA 2021

29 de março

12H00

Workshop 'Mãos a mexer - o que é um ponto?'

Dinamizado pela BMEL

Como compor imagens utilizando fragmentos? Aqui pretende-se abordar a ideia de como a imagem se forma nos nossos ecrãs. Partindo da semelhança entre um pixel e um ponto de uma pintura.

16H30

Viagem Imaginária – À conquista dos Castelos Medievais do Distrito da Guarda

Dinamizada pelo Museu Regional da Guarda

Bem-vindos amigos e aventureiros! O percurso planificado para realizar este peddy paper virtual pelo distrito da Guarda permite-te efetuar uma magnífica viagem por alguns castelos medievais que, há muitos séculos atrás, foram palco de duras batalhas numa época em que os reinos de Portugal e Leão se debatiam pela conquista de determinadas zonas sem um poder senhorial efetivo e que não pertenciam a nenhum dos dois territórios. Dentro deste espírito, e para te ajudar, foi estruturado um discurso de fácil compreensão. Basta para isso leres com muita atenção, teres junto de ti papel, lápis e um livro de História de Portugal, ou consultares alguns sites na Internet sobre o assunto. Aprende ao mesmo tempo que te divertes...

30 de março

12H00

Oficina 'Ouvir, Criar, Gravar'

Dinamizada pelo TMG

Uma proposta de audição plena, a música como ponto de partida para criação - desenho e gravação. Prestar mais atenção aos sons que nos rodeiam e descobrir as pequenas melodias que vivem dentro da nossa casa. Se ouvirmos com toda a atenção esta música (fechar os olhos pode ajudar) iremos criar um desenho mais inspirado? Abstrato? Como os movimentos dos sons? E que sons habitam a nossa casa? Vamos gravar os ruídos da cozinha ou os barulhos na sala?

18H30

'Uma Páscoa Diferente mas Inteligente'

Dinamizada pelo Setor da Educação, Nutrição

Páscoa sem ovos de chocolate e amêndoas não é Páscoa! Temos uma boa notícia, de uma maneira divertida, saudável e equilibrada vamos introduzir saborosas iguarias neste dia de festa: Ovos da Páscoa e Amêndoas Saudáveis. Aqui, vamos ensinar-vos que é possível conseguir gulodices desta época festiva, aproveitando todos os benefícios nutricionais dos diversos alimentos, sem que eles estejam envolvidos por elevadas quantidades de açúcar. Por isso, vamos disponibilizar as receitas/planificação​ e um ebook​ com toda a informação sobre o valor nutricional de cada um dos ingredientes. Depois é só acompanhares o vídeo com as receitas. A Dânia, o Luís e a Cristiana vão dar uma ajuda!

​31 de março

17H00

Atividade Física - Caça aos Ovos

Dinamizada pelo Setor do Desporto

Com a chegada das férias letivas o #GuardaAMexer vai descansar e de Férias Ativas vamos precisar… O trio de professores Filipe, Joana e David: uma empolgante Caça aos Ovos vai realizar. Vamos precisar de arcos, cordas, bolas e, claro, não nos podemos esquecer de nos equipar a rigor. Ovos e coelhos irão aparecer nesta emocionante aventura. Acompanhas-nos?

1 de abril

12H00

Filme 'A Estrelinha no Geopark'

Dinamizado pelo Geopark Estrela

A 'Estrelinha no Geopark' é a mais recente animação do Estrela Geopark Mundial da UNESCO. Durante 10 minutos, entrarás numa viagem pela origem da Serra da Estrela, recuando mais de 650 milhões de anos, quando esta serra era apenas um fundo oceânico. Esta viagem guia-nos pela paisagem, pelo património e pela História da Montanha mais imponente de Portugal Continental. Aqui aprenderás mais sobre este fantástico território. Não percas esta viagem...

18H30

'Cientista na Varanda'

Dinamizada pelo Setor da Educação – Quinta da Maúnça

Iniciativa que visa exemplificar e sensibilizar os mais novos para a realização de atividades ligadas à produção de alimentos, compostagem, sementeiras, etc, sempre com a vertente 'científica' na mira. Disponibilizamos fichas de planificação​ que poderão ser 'descarregadas' pelos interessados por forma a seguir uma metodologia de sucesso para a implementação de uma horta na varanda ou no quintal, assegurando, desta forma, não só a parte lúdica mas também a componente ocupacional, tão necessária na situação de confinamento que vivemos. Preparados? Propomos duas aventuras científicas: a construção de um Minhocário e a construção de uma Horta de Varanda. Venham daí pequenos cientistas!

Imagem: Férias Ativas Páscoa 2021 com edição especial online