Centro de Estudos Ibéricos reconhecido como Instituição de Utilidade Pública

Cultura Informações e Serviços
24/03/2021

​O Centro de Estudos Ibéricos(CEI) foi reconhecido como instituição de utilidade pública pela Presidência do Conselho de Ministros, conforme Despacho nº 3132/202, publicado hoje no Diário da República (2.ª série, n.º 58 de 24 de março de 2021).

Pessoa coletiva do tipo associativo de direito privado, o CEI vem desenvolvendo, desde 2001, sem fins lucrativos, relevantes e atividades de interesse geral. Trata -se de uma associação que visa a promoção, divulgação e coordenação da reflexão, estudo, investigação e ensino de temas comuns e afins a Portugal e Espanha, com especial incidência na região transfronteiriça. Coopera com a Administração, nomeadamente com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, na prossecução dos seus fins”, pode ler-se no Despacho​.

O CEI surgiu de uma ideia do filósofo e ensaísta Eduardo Lourenço que, por ocasião das Comemorações do Oitavo Centenário da Guarda, a 27 de novembro de 1999, propôs a criação de um Centro de Estudos que contribuísse para um renovado conhecimento das diversas culturas da Península e para o estudo da Civilização Ibérica como um todo.

Concretizado em 2001 como associação transfronteiriça sem fins lucrativos, congregando a Câmara Municipal da Guarda e três instituições de Ensino Superior (a Universidade de Coimbra, a Universidade de Salamanca e o Instituto Politécnico da Guarda), o Centro de Estudos Ibéricos assenta numa parceria vocacionada para a cooperação territorial, tendo como centro privilegiado de atuação o território fronteiriço da Raia Central Ibérica.

Ao longo de duas décadas o CEI tem-se afirmado como plataforma de diálogo, encontro de culturas e centro de transferência de conhecimentos, apostado na valorização da aprendizagem, da formação e da investigação, contribuindo para superar barreiras e estimular a cooperação entre diferentes territórios de aquém e além-fronteiras.

Em nome da Direção do CEI, o Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Carlos Chaves Monteiro, congratulou-se com o despacho hoje publicado, referindo “ser um justo reconhecimento do trabalho que a nossa associação tem vindo a desenvolver no âmbito da cooperação transfronteiriça e do contributo empenhado do Município da Guarda, das Universidades de Coimbra e de Salamanca e do Instituto Politécnico da Guarda em prol de um verdadeiro projeto de cooperação e desenvolvimento”, bem como “do papel de relevo que o CEI tem tido no âmbito das relações entre Portugal e Espanha.”

Imagem: Centro de Estudos Ibéricos reconhecido como Instituição de Utilidade Pública