"Quadragésima" celebra a Semana Santa exibindo criações todos os dias

Cultura Informações e Serviços
30/03/2021

Tendo em conta o contexto de Pandemia que vivemos, o qual impossibilita a realização das diversas iniciativas ligadas à Quaresma e Semana Santa, a Quadragésima lançou o site do projeto, em www.quadragesima.pt. Onde é possível aceder aos cânticos, rituais e costumes do sagrado nas beiras, às criações artísticas, aos itinerários pelos lugares da fé na região, nomeadamente pelos cinco Municípios que integram o projeto (Belmonte, Covilhã, Fundão, Guarda e Sabugal) e também a uma área dedicada à cultura e histórias da Quaresma.

A Quaresma culmina na Semana Santa e Páscoa, o momento alto e paroxístico deste período, que finalmente revela todo o significado da vida e morte de Jesus. Acompanhando a solenidade do momento, a programação da Quadragésima, irá repetir, todos os dias, as criações que exibiu desde o início da sua programação, a saber: Encomendação das Almas e Passione; Martírios e Attendite et Videte; Canto da Verónica e Verónica, a sexta estação; Paixão do Campo e Renascer; Maria, mãe dolorosa, e Martyrio; e, finalmente, no fim de semana da Páscoa, em estreia, o Enterro do Senhor e La Conversione di un Cavallo.

'La Conversione di un Cavallo', pela Compagnia Ludovica Rambelli, é um espetáculo de enorme impacto visual composto por 23 quadros vivos a partir da obra de Caravaggio, que reproduzem a poética do pintor. A impecável precisão iconográfica, em conjunto com a força expressiva das faces e dos corpos dos intérpretes, são o imponente caráter distintivo deste espetáculo.

É na penumbra que ecoam os passos daqueles que acompanham a marcha para a última morada terrena do corpo de Jesus. 'O Enterro do Senhor' é das procissões que se reveste de maior solenidade fúnebre. As luzes das ruas são apagadas e, iluminado penas pelas tochas, o esquife transportando a imagem de Cristo é acompanhado ao som das matracas, do cântico da Verónica e das marchas fúnebres.

Organizada pelos Municípios de Belmonte, Covilhã, Fundão, Guarda e Sabugal, a 'Quadragésima' é um projeto em rede de promoção das manifestações da cultura imaterial beirã ligadas ao período da Quaresma.

Imagem: