Abeirar: projeto de ciência cidadã para a valorização do território das Beiras e Serra da Estrela

Cultura Educação Informações e Serviços Turismo
07/04/2021

A Guarda e os restantes Municípios que constituem a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) vão receber, através da Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela (RIBBSE), da qual faz parte a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, o projeto 'Abeirar' - uma parceria de ciência cidadã que pretende valorizar os territórios envolvidos. A apresentação pública da iniciativa 'Abeirar' será amanhã, dia 8 de abril, às 11h00, no Covão d'Ametade - Serra da Estrela.

A parceria 'Abeirar' inicia com uma sequência de três ciclos, cada um dedicado a um tema central para o território: Água, a acontecer na primavera; Céu, a decorrer no verão; Rocha, a realizar no outono, uma iniciativa que irá percorrer os 15 concelhos da CIMBSE, 12 do distrito da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Meda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso) e 3 do distrito de Castelo Branco (Belmonte, Covilhã e Fundão).

O projeto 'Abeirar' nasce com o propósito de potenciar o envolvimento e participação cívica com ciência, promovendo o diálogo entre cientistas e cidadãos e despertar o interesse e a curiosidade pela descoberta dos recursos do território das Beiras e Serra da Estrela. Uma ação para caminhar em conjunto, inspirados pela Literatura e pela Ciência, que transformarão cada um de nós em cidadãos cientistas, embaixadores do território único.

'Abeirar' envolve a Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela da CIMBSE, a Plataforma de Ciência Aberta (Município de Figueira de Castelo Rodrigo), a Estrela Geopark Mundial da UNESCO e a Universidade da Beira Interior.

A Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela (RIBBSE) foi constituída em 2017 e integra as Bibliotecas Municipais da área da CIM-BSE, a que se juntaram a Biblioteca da Universidade da Beira Interior e o Instituto Politécnico da Guarda.

Imagem: Abeirar: projeto de ciência cidadã para a valorização do território das Beiras e Serra da