Concelho da Guarda recupera Bandeira Azul da Praia de Aldeia Viçosa e mantém a de Valhelhas

Ambiente Informações e Serviços Turismo
30/04/2021

​A Guarda terá hasteada a Bandeira Azul em duas Praias Fluviais do concelho na época balnear de 2021. O símbolo de qualidade foi novamente atribuído à Praia Fluvial de Aldeia Viçosa, após o ter perdido em 2015, e mantido pela praia de Valhelhas pelo 13º ano consecutivo.

No distrito da Guarda, mantêm também o galardão, as praias Lapa dos Dinheiros e Loriga do concelho de Seia. Esta informação foi ontem, dia 29 de abril, divulgada pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).​

O Centro de Portugal detém 27 das 42 praias interiores e ganhou mais uma Bandeira Azul em relação a 2020, reflexo de que as águas balneares da nossa região são uma referência de qualidade e de segurança.

Estes resultados surgem após a atípica época balnear de 2020 que, considerando todas as contingências, demonstrou a elevada capacidade das praias do interior em se adaptarem e fornecerem serviços de qualidade em cumprimento com as regras de segurança, para que todos pudessem usufruir de um local tão saudável e de excelência como são as nossas Praias. Segundo a ABAE, Portugal continua a ser o segundo país com mais praias fluviais galardoadas com Bandeira Azul, apesar de todas as dificuldades que a pandemia acarreta, em particular, para as entidades que gerem as zonas balneares.

Em 2021, 'Ir à praia em Segurança' continua a significar mais do que ter cuidado com o mar, com o rio ou com o sol, mantém-se a necessidade de cumprir todas as normas associadas ao combate à COVID-19, definidas pela Direção Geral de Saúde. No entanto, estamos certos que, com o esforço e o cuidado de todos, a época balnear vai decorrer sem sobressaltos e os banhistas vão poder usufruir, em segurança, das nossas praias e que a Bandeira Azul vai continuar a sua missão: contribuir para a excelência das zonas balneares e trabalhar em prol da Educação Ambiental para a sustentabilidade.

Nesta época balnear, os promotores do Programa Bandeira Azul são desafiados a desenvolver o tema 'Recuperação de Ecossistemas', tema este que será abordado em diversas atividades de educação ambiental que o Municipio da Guarda pretende levar a cabo. ​

Relembramos, que a época balnear no concelho da Guarda decorre entre 1 de julho e 31 de agosto, em todas as praias fluviais do concelho da Guarda e que continuaremos a trabalhar, para que as praias fluviais do concelho que ainda não reúnem as rigorosas condições necessárias de candidatura, as possam vir a ter nos próximos anos.'

Imagem: Concelho da Guarda recupera Bandeira Azul da Praia de Aldeia Viçosa e mantém a de Valhelha