Câmara da Guarda e Âncora Editora lançam coletânea "Rua do Encontro – Ficções da Guarda"

Cultura Informações e Serviços
03/05/2021

A Câmara Municipal da Guarda e a Âncora Editora lançam na próxima quarta-feira, 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa, a coletânea de narrativas breves e inéditas Rua do Encontro - Ficções da Guarda. A sessão de lançamento tem lugar no Pátio do Museu da Guarda pelas 18h00. Trata-se de uma edição que reúne textos dos autores guardenses: Ana Monteiro, Anabela Matias, Angela Canez, António Moreira, Carlos Adaixo, Carlos Carvalheira, Carlos Galinho Pires, Cristino Cortes, Jerónimo Jarmelo, Jorge Carvalheira, Jorge Margarido, Maria Afonso e Teresa Martins Marques. O livro conta com um posfácio assinado pela Professora Doutora Helena Rebelo e será apresentado por Joaquim Igreja, professor da Escola Secundária de Afonso de Albuquerque.

Esta coletânea visa não só celebrar o afeto que os guardenses têm pela sua cidade como também contribuir para o conhecimento e divulgação de autores ligados à Guarda, entre ficcionistas experientes e estreantes. O projeto editorial teve como única premissa a delimitação do espaço geográfico, restringido à mais alta cidade do país: a Guarda aparece como tema, cenário, protagonista ou, então, compõe a forma de um impulso da criação-escrita.

Pretendeu-se, deste modo, fixar um imaginário da Guarda para memória futura. A ideia foi a de mapear a cidade com narrativas literárias de forma a explorar novas ficções e dicções. Um topónimo histórico da Cidade inspirou o título ao livro, dado o seu forte poder sugestivo, se tomado à letra. Uma edição que homenageia a Guarda e oferece aos jovens guardenses um livro que lhes permitirá redescobrir a sua cidade e reforçar o sentimento de pertença à urbe. Em suma: este livro destina-se a todos os amantes de literatura, de livros e da cidade da Guarda.

Imagem: Câmara da Guarda e Âncora Editora lançam coletânea