Município da Guarda

Município da Guarda

“Semana da Segurança Infantil na Beira Interior”, de 25 a 30 de maio

Direitos sociais Segurança Informações e Serviços
06/05/2021
leitura do texto

​​​Tendo em conta que em Portugal os acidentes continuam a ser a maior causa de morte e incapacidade temporária ou permanente em crianças e jovens, a Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI) promove na Guarda e Covilhã, entre 25 e 30 de maio, a 'Semana da Segurança Infantil na Beira Interior', à qual o Município da Guarda se associa através da divulgação.

Trata-se de um projeto que pretende através das atividades desenvolvidas, aulas de segurança para crianças nas escolas, workshops para profissionais e para famílias, sensibilizar, aumentar o conhecimento, alargar competências e capacitar crianças, profissionais e famílias​ para a prevenção dos acidentes com crianças em diferentes contextos. Um debate de reconhecida importância, tendo em conta que 80% das consequências, por vezes mais graves, podem ser evitadas, se forem implementadas medidas de reconhecida eficácia na sua prevenção.

Devido à Pandemia Covid-19 o projeto sofreu algumas alterações, pelo que, as Aulas de Segurança para crianças nas Escolas, os Workshops para Profissionais e o Workshop para Famílias serão dinamizados gratuitamente,​ em formato online (consulte aqui as temáticas tratadas). Apenas os Centros de Verificação de Cadeirinhas nos automóveis das famílias se realizarão presencialmente, no estacionamento do Continente da Guarda, no dia 30 maio, entre as 10h00 e as 17h00.

A ideia de realização desta iniciativa, apoiada pelo Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores (DGC), sobre segurança infantil na Beira Interior surge devido à não inexistência, na região, de serviços locais de apoio ao consumidor para informação, formação e aconselhamento especializado na área da segurança infantil. Veja aqui o programa geral e inscreva-se.

Imagem: “Semana da Segurança Infantil na Beira Interior”, de 25 a 30 de maio