Câmara da Guarda dá início a largadas contra a vespa do Castanheiro

Ambiente Informações e Serviços
07/05/2021

Zeloso do seu património Florestal, Ambiental e Agrícola, o Município da Guarda deu início na sexta, dia 7 de maio, em Videmonte, a uma campanha às largadas contra a vespa das galhas do Castanheiro que irá acontecer em várias freguesias do concelho. Uma iniciativa que decorre em colaboração com a RefCast – Associação Portuguesa da Castanha (através de um protocolo) e a Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela (através de candidatura ao PDR).

A Vespa das galhas do castanheiro (Dryocosmus kuriphilus Yasumatsu) é uma praga com elevado nível de perigosidade, provocando quebras na produção do fruto entre os 60 e 80 por cento. A luta biológica, através de ações de largadas de um parasita (Torymus sinensis) que tem como hospedeiro exclusivo a vespa das galhas do castanheiro, tem sido até ao momento o processo mais eficaz no controlo desta praga. O nível de perigo requer uma forte articulação entre todas as entidades.

Lembramos que a castanha portuguesa é considerada um produto de excelência a nível mundial e que o castanheiro possui um papel preponderante na conservação dos sistemas agroflorestais e na cultura das populações.

Imagem: Câmara da Guarda dá início a largadas contra a vespa do Castanheiro