Guarda prepara Plano Estratégico Municipal de Cultura

Cultura Informações e Serviços
26/05/2021

Em linha com os pressupostos da Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura em 2027, o Município da Guarda está a trabalhar na elaboração de um Plano Estratégico Municipal de Cultura, no sentido de adequar a estratégia cultural às tendências e aos desafios de um setor em constante mudança, com objetivos e metas concretas de sustentabilidade económica, social e cultural. O município pretende que o Plano seja um documento orientador para a ação transformadora, articulado em coerência com a Estratégia Regional de Cultura do Centro 2030, promovida pela Direção Regional de Cultura do Centro, e com o Plano Nacional das Artes (PNA). De resto, no âmbito do PNA está em curso um compromisso por parte do comissariado nacional para apoio aos Municípios na definição dos seus Planos Estratégicos Municipais de Cultura e Educação.

O estudo e plano prospetivo para atuação cultural estruturada na próxima década, iniciar-se-á em 27 de maio de 2021 e é organizado em torno dos seguintes objetivos específicos: Apresentar o contexto cultural da Guarda; Aferir impactos dos investimentos culturais da Guarda; Analisar as estratégias de espaços e de eventos culturais âncora para o diálogo, o envolvimento, a fidelização, a captação e a formação de públicos; Caracterizar os perfis dos públicos da cultura; Estudar o grau de satisfação sobre as dinâmicas culturais; Recolher contributos para a estratégia cultural municipal até 2030; Apresentar a metodologia de trabalho e desenhar o Plano.

No conjunto das ações de auscultação pública, será usada uma metodologia colaborativa, que visa concorrer para o efetivo e consequente envolvimento e participação de protagonistas do tecido cultural do território em todo o processo. Vão ser aplicadas diversas ferramentas de trabalho, entre elas entrevistas, grupos de discussão, trabalho de campo de observação no terreno e, como primeiro instrumento, a aplicação de um questionário acessível a todos, neste link: http://bit.ly/PublicoGeralGuarda, que decorre entre 27 de maio e 13 de junho, podendo ser prolongado até 20. A resposta a este inquérito possibilitará, por exemplo, a entrada gratuita no Museu da Guarda e descontos de 50 por cento em bilhetes para espetáculos no Teatro Municipal da Guarda, agendados até setembro de 2021.

O contributo de todos é essencial, pelo que o Município da Guarda apela à participação dos munícipes neste estudo, estando prevista a criação de um grupo de trabalho local, com participação de membros representativos da sociedade guardense, destacando-se que o trabalho de acompanhamento científico e técnico do processo de elaboração será efetuado através de reuniões regulares, virtuais e presenciais.

O processo está a ser conduzido técnica e cientificamente pelo Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura da Universidade do Minho, o mesmo que desenvolveu a Estratégia Cultura Centro 2030 para a região, esperando-se uma interceção estratégica e operacional do plano de ação conjunto, dentro da lógica de pensar a próxima década, em termos culturais e educativos. A elaboração deste documento, que se pretende pragmático e instrumental sobre as políticas e ações culturais para a cidade, é uma das mais-valias para o Dossiê de Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura em 2027.

Imagem: Guarda prepara Plano Estratégico Municipal de Cultura