Dia Mundial do Ambiente assinalado de 1 a 5 de junho, na Guarda

Ambiente Educação Informações e Serviços
28/05/2021

De 1 a 5 de junho, o Município da Guarda assinala do Dia Mundial do Ambiente (que se celebra globalmente a 5 de junho) com diversas atividades, apostando na sensibilização ambiental nas escolas, na comunidade em geral e em empresas da Guarda.

Nas escolas e jardins-de-infância do concelho, as crianças foram desafiadas a criar imagens e palavras de ordem com as quais o Município criou um Flyer que chegará depois às famílias e comunidade em geral, sensibilizando todos para a separação e acondicionamentos do lixo urbano. Também nas escolas, será entregue pela Câmara da Guarda um Ecoponto para ser personalizado por cada um dos estabelecimentos de Ensino e que posteriormente será colocado em espaço de utilização comum da escola. Estas iniciativas desenvolvem-se no âmbito da atividade “Tudo Começa em Nós”.

Nos dias 1 e 2 de junho, o Município irá pintar as tampas de betão das ilhas ecológicas situadas no Parque Urbano do Rio Diz (PURD), na EB1 do Espírito Santo, na EB2 de Santa Clara e no Rio Diz. A ideia é identificar com as cores verde, azul, amarelo e castanho, os diferentes recipientes das ilhas, por forma a facilitar a sua identificação. Esta ação é levada a cabo em zonas onde foram identificadas situações de deposição indevida de resíduos.

Já nos dias 4 e 5 de junho decorrerá a ação “O rio Começa aqui”, uma iniciativa com o apoio da SUMA. Nas grelhas e sumidouros de águas pluviais junto ao PURD e na Av. dos Bombeiros Voluntários Egitanienses, o Município da Guarda fará surgir a mensagem: “O rio Começa aqui”, uma forma de alertar para a deposição indevida de lixo no chão, como piriscas de cigarro, pequenos plásticos que não ficam retidos nas grelhas de proteção e que vão depois poluir os rios e oceanos. No dia 5, a iniciativa repete-se, desta vez junto às empresas Sodecia e COFICAB. Estas mesmas empresas organizam no Dia Mundial do Ambiente uma ação de limpeza com voluntários e que decorrerá junto aos parques de estacionamento das empresas, na Plataforma Logística, uma iniciativa que tem o apoio da Câmara Municipal da Guarda.

As iniciativas no âmbito desta semana dedicada à sensibilização ambiental têm o apoio do Centro Comercial La Vie.

Imagem: Dia Mundial do Ambiente assinalado de 1 a 5 de junho, na Guarda