Município da Guarda

Município da Guarda

Entre 16 e 20 de março BMEL promove Semana da Leitura

11/03/2015
leitura do texto

A Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL) promove de 16 a 20 de março várias atividades ligadas ao livro e à leitura e que integram o programa da iniciativa “Das Palavras com Leituras na Ponta do Dedo - Semana da Leitura”.

“Ponto por Ponto Lê-se o Conto!” é a primeira atividade deste programa. Trata-se de uma iniciativa de leitura que explora os sentidos, através do cheiro, dos sabores, dos sons e das texturas e que tem como ponto de partida a história d’ “O Livro Negro das Cores”, de Menena Cottin. As crianças são levadas a descobrir o mundo das pessoas invisuais e a perceber o sistema de escrita Braille. Esta iniciativa tem o apoio da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal - ACAPO e tem lugar nas Bibliotecas Escolares do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, nos dias 16, 18, 19 e 20.

Ainda no dia 16, a Associação Artística Andante apresenta, na Sala Tempo e Poesia, o espetáculo de teatro e promoção da leitura “Quem quer ser Saramago”, uma viagem contra a crueldade, a humilhação e a mentira, guiada pela “Voz” e pela obra do único Nobel de literatura da Língua Portuguesa.

A 17 de março, Cristina Paiva orienta o ateliê “A leitura em voz alta”, destinado a animadores, técnicos de biblioteca, educadores de infância, estudantes, professores, atores, etc. Uma ação que pretende abordar as técnicas da leitura em voz alta: trabalho de corpo e voz (postura, respiração, colocação de voz, dicção); trabalho sobre a exposição que a leitura em voz alta exige e apresentação de uma leitura encenada. É sobretudo uma iniciativa que oferece algumas “ferramentas” para tornar a leitura de um texto, num momento de prazer para quem lê e para quem ouve.

Nos dias 18 e 19 contam-se contos para miúdos e graúdos! A contadora de histórias Bru Junça vem à BMEL dar a conhecer o seu “Conto por ponto”. Histórias velhas e de velhas, de bichos e bicharocos, que se vão entrelaçando e formando um fio de contos contados e cantados! Ainda no dia 18, às 18h00, a mesma autora conta histórias a pais e filhos, numa iniciativa que promete muitas histórias, personagens, livros e emoções ternurentas!

A Semana da Leitura termina no dia 20, às 10h30, na BMEL com a entrega de prémios do “V Concurso de Contos”, aos vencedores de cada ano de escolaridade. O tema desta edição é “Palavras do Mundo” e teve como destinatários os alunos dos 4º, 6º e 9º anos das escolas do concelho da Guarda. Esta iniciativa conta com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares.

Todo o programa poderá ser consultado com mais detalhe na página da BMEL.

Imagem: Entre 16 e 20 de março BMEL promove Semana da Leitura