Contos D´Aqui e D´Além Mar, para celebrar o Multiculturalismo

Cultura Educação Cidadania e Participação Informações e Serviços Juventude
29/06/2021

O Município da Guarda está a desenvolver com um grupo de alunos do 11.º D da Escola Secundária Afonso de Albuquerque, no âmbito da disciplina de Cidadania, o projeto Contos D´Aqui e D´Além Mar'. A iniciativa arrancou em meados de junho e tem como tema o multiculturalismo. Esta temática foi a escolhida pelos alunos, uma vez que se aperceberam que existe um grande número de imigrantes, tanto na comunidade escolar como na sociedade guardense, que terão escolhido a nossa cidade para um novo recomeço de vida.

Assim, o Municipio da Guarda considerou pertinente envolver-se num projeto que desse voz a estas comunidades que integram a nossa e que se traduz num multiculturalismo ímpar no Concelho.

Com o projeto 'Contos D´Aqui e D´Além Mar' pretende-se não só conhecer as histórias de vida dos imigrantes, mas também a sua cultura. Por isso mesmo, desafiámos que partilhassem connosco os seus contos tradicionais. Estas vivências e os contos dos seus países serão contados na primeira pessoa, culminando na edição de um livro, acompanhado de um documentário desenvolvido pelo fotojornalista Miguel Silva. Pretende-se que o livro seja composto por ilustrações de acordo com os contos apresentados, criadas pelos alunos de Artes do 11.º ano, da Escola Secundária da Sé, sendo objetivo do Pelouro da Educação que este livro seja um trabalho desenvolvido pela comunidade escolar dos dois agrupamentos do nosso concelho.Nesta fase, procedemos à recolha de entrevistas dos participantes, sendo que a apresentação do projeto (livro e documentário) estará previsto para 2022, no âmbito do Dia Internacional do Multiculturalismo.

Imagem: Contos D´Aqui e D´Além Mar, para celebrar o Multiculturalismo