Informações e Serviços
30/06/2021

É já este fim-de-semana que se realiza a edição inaugural do ALTITUDO, o 1ª festival de gastronomia de altitude a realizar-se em Portugal! Numa parceria entre a Câmara Municip0al da Guarda e a Amuse Bouche, com o apoio do Turismo do Centro, esta é uma iniciativa Arrebita Portugal, Grande Prémio da Academia Portuguesa de Gastronomia em 2020 e o único festival gastronómico já realizado em contexto de pandemia.

Nos dias 3 e 4 de julho, todos os caminhos gastronómicos vão dar à Guarda. Estas são 5 boas razões para uma visita ao ALTITUDO:

ESTRELAS INTERNACIONAIS

Entre cozinheiros mais jovens e estrelas Michelin, internacionais e nacionais, são mais de 30 os chefs que vão cozinhar em altitude com os melhores produtos que a Guarda tem para oferecer. Esta será a primeira vez teremos dois chefs internacionais a abrilhantar um cartaz recheado de talento.

Arcangelo Tinari, do estrelado Villa Maiella, em Abruzzo, vai cozinhar um prato de sabores bem italianos, Pallota, Cacio e Ovo. Também confirmado está o uruguaio Matías Perdomo, um dos mais aclamados chefs da cena gastronómica milanesa (Contraste, Milão, 1* Michelin), que decidiu enveredar pela street food argentina com um projeto de empanadas – são essas empanadas, famosas internacionalmente, que poderemos provar nos dias 3 e 4 de julho na Guarda.

OS MELHORES CHEFS NACIONAIS

O ALTITUDO vai contar com pesos pesados da gastronomia portuguesa e serão quatro os chefs de restaurantes premiados com estrelas Michelin presentes no centro da Guarda: Tiago Bonito (Largo do Paço, 1* Michelin), Ricardo Costa (The Yeatman, 2* Michelin), Pedro Lemos (Pedro Lemos, 1* Michelin) e António Loureiro (A Cozinha, 1* Michelin).

Braço direito do chef José Avillez no duplamente estrelado Belcanto, também David Jesus estará presente na primeira edição do ALTITUDO. Em parceria com a sua companheira Sandra Freitas, a dupla apresentará na Guarda o seu projeto The Millstone Sourdough, uma padaria artesasal virtual lançada em plena pandemia que em breve terá morada física em Lisboa.

Mas esta não será a única dupla presente no programa do ALTITUDO. No total, serão 6 os pares que unirão forças criativas para conquistar o estômago de todos os visitantes. De destacar a presença de Francesco Ogliari e Marisa Tiago (do afamado Tua Madre, em Évora), dos jovens Leonor Godinho e Pedro Oliveira, ou de Pedro Abril e Zé Paulo Rocha, membros do coletivo New Kids on the Block.

OS PRODUTOS DE EXCELÊNCIA

Tendo como missão a divulgação do melhor que a região da Guarda tem para oferecer do ponto de vista gastronómico, o ALTITUDO é também uma montra dos melhores produtos locais. Entre os pratos criados pelos chefs estão várias propostas com a melhor carne da região, como a Sandes de Vaca Velha e Queijo da Serra, do chef Ricardo Costa, o Hot Dog de Cabrito Assado, proposta de Hugo Brito, ou os Croquetes de Vaca Jarmelista à moda de Lafões com Ketchup de Cereja do Fundão (Napoleão Valente).

No menu não faltam também opções de peixe - como é o caso da Truta, Puré de Cherovia Assada e Molho de Escabeche, um prato criado pelo chef Mateus Freire inspirado nos melhores produtos da sua terra natal, a Covilhã – e vegetarianas. Alguém se atreverá a recusar o Estufado Montanheiro Vegetariano do chef João Cura?

Para finalizar a refeição, não faltam opções tentadoras como o Brownie, Grand Marnier, crème de mascarpone e cerejas (6€), da chef Natalie Castro, ou a sobremesa luso-brasileira de Angélica Salvador: Queijo da Serra, Goiaba e Mel da Guarda.

RESTAURAÇÃO LOCAL

Paralelamente ao evento, e com o intuito de dinamizar a restauração local numa altura em que este é um dos sectores mais afetados pela pandemia, haverá também uma campanha que envolve alguns dos mais conceituados restaurantes da cidade. Entre os dias 1 e 4 de julho, os restaurantes irão incluir no seu menu habitual um prato ALTITUDO.

Os restaurantes aderentes à iniciativa serão: O Tacho, Belo Horizonte, Desigual, Aliança, Solar de Beira, Ferrinho, Nobre – Vinhos e Tal, Petiscos e Mordiscos, Marisqueira O Caçador, Sardinha, A Mexicana, Aquarius, Colmeia, O Galego, Bola de Prata, Portas do Sola e O Convívio.

UM EVENTO SEGURO

O evento é ao ar livre e o espaço foi pensado tendo em conta todas as regras de segurança em vigor e em parceria com as mais diversas entidades, com a C.M. Guarda, a Proteção Civil, os Bombeiros e a DGS. Nesse sentido, o número de visitantes nunca ultrapassará os 400 em permanência (capacidade máxima), para que todos possam desfrutar do evento em segurança.

O ALTITUDO decorre entre as 13h e as 21h30 no dia 3 de julho, e no período das 13h às 21h no dia 4 de julho. A entrada no recinto é gratuita, de forma a garantir que todos possam provar os pratos confecionados pelos chefs, à venda entre os 6€ e os 8€.

Mais informações em arrebitaportugal.pt Vamos #ARREBITARPORTUGAL?

PRATOS ALTITUDO

Dia 3

Dia 4

Imagem: Altitudo: Ricardo Costa e Pedro Lemos fecham cartaz com duas estrelas internacionais