Cultura Desporto Informações e Serviços Turismo
20/07/2021

Numa ação que tem o apoio da Câmara Municipal da Guarda, o Clube Escape Livre apresentou há poucos dias (15 de julho), na Biblioteca Eduardo Lourenço, na Guarda, a Rota Turística da Estrada Nacional 18, uma iniciativa que integra o projeto Rotas de Portugal.

Sobre a iniciativa, o presidente da Câmara da Guarda, Carlos Chaves Monteiro, referiu que se trata de «mais um motivo para poder olhar para o Interior com um fator de oferta diversificada ao nível do Turismo. Os focos de interesse são imensos e, portanto, a EN18 pode ser também um ponto de ligação e, ao mesmo tempo de promoção e divulgação, daquilo que, da Guarda até Ervidel, ela tem para oferecer a quem a percorrer», referiu o autarca.

A EN18 liga a cidade da Guarda, capital da Beira Alta, a Ervidel, no Alentejo. É a segunda estrada nacional mais comprida de Portugal com um total de 388km. Pelo caminho cruza 14 municípios: Guarda, Belmonte, Covilhã, Fundão, Castelo Branco, Vila Velha de Rodão, Nisa, Portalegre, Estremoz, Évora, Portel, Vidigueira, Beja e Aljustrel. Cruza duas Aldeias Históricas de Portugal: Belmonte e Castelo Novo, e passa bem perto de outras 3 que valem bem a pena o desvio: Sortelha, Idanha-a-Velha e Monsanto.

A EN18 é a primeira das 4 estradas nacionais com ligação à cidade da Guarda e Beira Interior que fazem parte do projeto Rotas de Portugal, em parceria com a SEAT e com o apoio das Aldeias Históricas de Portugal, dos vários Municípios e das diferentes Comissões Vitivinícolas.

Após a apresentação do Roteiro, foi assinalado o Km Zero da EN18 onde foi inaugurado com um novo marco que assinala o início desta estrada e um totem turístico com um QR Code onde cada um poderá ter acesso ao roteiro e ao mapa GPS via Google Maps que lhe permitirá percorrer toda a EN18.

A Rota Turística da EN18 pode ser “visitada” aqui.

Imagem: Rota Turística da Estrada Nacional 18 tem na cidade mais alta o ponto de partida