EDM investe 2,5 milhões de euros na requalificação de áreas mineiras, na Guarda

13/03/2015
leitura do texto Galeria

Foi ontem, 12 de março, assinado na Câmara Municipal da Guarda o auto de consignação da empreitada de obras de remediação ambiental nas áreas mineiras do Prado Velho, Antiga Fábrica de Rádio do Barracão e Forte Velho.

A obra tem o prazo de execução de oito meses e corresponde a um investimento de cerca de 2,5 milhões de euros. Segundo o presidente da Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM), Carlos Caxaria, o investimento insere-se no plano nacional de recuperação de áreas mineiras degradas, iniciado em 2001, que contempla a descontaminação e a requalificação de antigas áreas de exploração de minérios.

Trata-se de «um grande projeto de requalificação daquilo que foi uma fonte de riqueza noutros tempos e que poderá vir a ser uma fonte de riqueza nos novos tempos», referiu, a propósito da obra, o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro.

Após a assinatura do auto de consignação houve uma visita às antigas instalações da Fábrica de Sais de Rádio, na localidade de Barracão, uma das áreas mineiras a ser intervencionada no âmbito do projeto.

A empreitada incluirá intervenções em Prado Velho (concelhos de Guarda e de Pinhel), Forte Velho e na antiga fábrica de rádio de Barracão (concelho da Guarda). Em Prado Velho serão depositados materiais das escombreiras envolventes. A intervenção contempla ainda a criação de um espelho de água para fins agrícolas e a recuperação paisagística de toda a área mineira. Na antiga mina de Forte Velho serão demolidas infraestruturas, serão retiradas escombreiras, o poço da mina será selado e está também prevista a recuperação paisagística. Na antiga fábrica de rádio do Barracão, na freguesia de Panoias, a obra contempla a demolição de infraestruturas, a remoção de materiais e a recuperação paisagística do local.

Imagem: EDM investe 2,5 milhões de euros na requalificação de áreas mineiras, na Guarda

Imagem: IMG_1689 cópia.jpg
Imagem: IMG_1823 cópia.jpg