Bilheteira do TMG; esclarecimentos a propósito de Concerto de Caetano Veloso

Informações e Serviços
28/07/2021

O Município da Guarda através do Teatro Municipal da Guarda (TMG) anunciou no passado dia 22 de julho um concerto com o músico Caetano Veloso no dia 5 de setembro de 2021 no Grande Auditório. A bilheteira abriu nesse mesmo dia à tarde e os bilhetes esgotaram rapidamente, como seria de esperar. Por este facto, gerou-se uma onda de indignação e revolta por parte do público que não conseguiu bilhete, expressa nas redes sociais. A grande maioria destas manifestações de desagrado referiam opiniões como 'a bilheteira já estava esgotada antes de abrir' ou que 'os bilhetes são sempre para os mesmos privilegiados', entre outras acusações e insinuações mais graves. Ora, importa clarificar os factos:

1. A bilheteira online estava prevista abrir ao público às 14h30 mas só abriu às 14h35 porque o servidor de internet do TMG foi abaixo com o excesso de acessos. Segundo dados estatísticos da RedUnicre (que gere os pagamentos digitais), a primeira venda online aconteceu exatamente às 14h35 e a última às 14h59 do dia 22 de julho. Com base nos dados fornecidos pela empresa que monitoriza o site do TMG, houve um total de 1200 pessoas a quererem comprar bilhete entre as 14h30 e as 15h00, com um pico registado de 354 pessoas online a quererem comprar em simultâneo (um fluxo de procura nunca antes registado). Pelos dados estatísticos disponíveis, as pessoas que compraram bilhetes digitais são oriundas de geografias distintas: Guarda (cidade e distrito), Viseu, Covilhã, Castelo Branco e Lisboa.
  2. A bilheteira de balcão (física) abriu ao público às 14h30 e não conseguiu dar resposta a todas as pessoas que se encontravam na fila dado o desproporcional acesso (ao segundo) da plataforma digital, mas ainda assim vendeu bilhetes (em menor número do que online, inclusive a pessoas que efetuaram reclamação por escrito);
  3. Ao contrário do que se propagou nas redes sociais, não foram vendidos a uma só pessoa 25 bilhetes ao balcão e os dados estatísticos comprovam que o máximo de bilhetes comprados no site, pela mesma pessoa, foram apenas 5. Não houve, por isso, açambarcamento de bilhetes de nenhuma espécie;
  4. É falsa a insinuação de que houve 'bilhetes para os amigos', visto que, tirando o Executivo Municipal que tem direito protocolar a reserva de bilhetes, mais ninguém usufruiu de convites – nem os funcionários do TMG (ou amigos e familiares destes) nem os do Município da Guarda;
  5. É completamente falsa a acusação de que quando a bilheteira abriu 'já não havia bilhetes'. É facilmente compreensível que seria lesivo e contraproducente para a imagem profissional do TMG se a bilheteira abrisse 'sem bilhetes' disponíveis.
  6. Como em quase todas as restantes bilheteiras de teatros do país, cerca de 90% dos bilhetes são hoje vendidos através de plataformas digitais de bilhética;
  7. Este espetáculo bateu todos os records, da história do TMG, no que se refere ao volume de procura de bilhetes e à velocidade de vendas dos mesmos, mais a mais, numa sala que apenas tem metade da sua capacidade de lotação disponível;
  8. O TMG negociou a possibilidade de um segundo concerto do Caetano Veloso na Guarda, mas tal proposta não foi possível por indisponibilidade de agenda do artista.

O Município da Guarda e o Teatro Municipal da Guarda compreendem a frustração das pessoas que não conseguiram bilhetes para este espetáculo, mas tal aconteceu pelas razões acima descritas. Porém, este sentimento de frustração não pode acarretar insinuações falsas e aleatórias sem provas de alegada manipulação de bilhetes por parte de responsáveis do Município, denegrindo assim a imagem de isenção e profissionalismo da equipa do TMG e do Município da Guarda. O TMG é uma estrutura cultural de referência nacional e tudo fará para manter este estatuto, com uma programação cultural de qualidade e diversificada, ambicionando sempre que possível – como foi neste caso do concerto do Caetano Veloso e noutros exemplos no passado recente – o pódio da cultura nacional, juntamente com Lisboa e Porto.

Imagem: Bilheteira do TMG; esclarecimentos a propósito de Concerto de Caetano Veloso