Município da Guarda

Município da Guarda

Espetáculo de Artes Performativas Comunitário "Guarda-Joias"

Informações e Serviços
16/08/2021
leitura do texto

A Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura 2027 apresenta, no próximo dia 21 de agosto, às 22h, no Parque Urbano do Rio Diz, o Espetáculo de Artes Performativas Comunitário “Guarda-Joias”

Entusiasmo, capacidade criativa e inovadora e um imenso desejo de tornar memorável um momento mágico para partilhar com o público é o que move um coletivo de criadores que aposta na identidade cultural de um território como elemento gerador de felicidade, mudança e autoestima.​

Mais de 150 participantes, entre atores, cantores, instrumentistas, produtores, técnicos e direção artística preparam uma encantadora coprodução artística que junta artistas nacionais e de Espanha, Argentina e França.

O espetáculo foi concebido para revelar momentos marcantes de um território, numa perspetiva onírica, fantástica e documental. A narrativa teatral é inspirada em textos de Eduardo Lourenço, Vergílio Ferreira, excertos da coleção “Fios da Memória” e de José Rui Martins que também é autor da dramaturgia, encenação e direção artística.

Este espetáculo prolonga os efeitos artísticos de outros projetos já realizados, destacando-se o “Julgamento e Morte do Galo”, as grandes produções comunitárias no Dia da Cidade e outras que contaram sempre com o talento de vários diretores artísticos, escritores e, preponderantemente, do movimento associativo que lhes imprimiu um caráter de grande identidade comunitária.

O Parque Urbano do Rio Diz será o maravilhoso cenário de enquadramento desta criação comunitária, apostando-se numa adaptação espacial que valorize as potencialidades arquitetónicas singulares e que permita comodidade e segurança para numeroso público.

Os artistas locais das comunidades e associações de Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda, Sabugal e Trancoso, já integradas no projeto #Sonhar27#, irão juntar-se ao elenco profissional em distintas áreas artísticas, como o teatro, a dança, as artes visuais e a música, manifestando uma matriz artística que enalteça a vitalidade do movimento associativo que, ao longo dos anos, tem tido um desempenho participativo de grande relevância nas manifestações populares que têm marcado o território dos concelhos integrantes da Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura 2027.

Guarda-joias é uma coprodução internacional que conta com as participações das companhias Aerial Strada (Argentina/Espanha) e Des Quidams (França), da 'Ópera Encantada', da Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa e das Comunidades dos Concelhos Candidatura GCEC.

​​​​

Consulte aqui ​informação mais detalhada.

Lotação limitada e obrigatório o cumprimento das normas em vigor da DGS relativas à pandemia COVID-19.

Entrada: 3€. Preço único.

A receita de bilheteira reverterá totalmente a favor das corporações de bombeiros do concelho: Guarda, Famalicão da Serra e Gonçalo.

Bilhetes à venda no Museu da Guarda e no WelcomeCenter.

Imagem: Espetáculo de Artes Performativas Comunitário