Município da Guarda investe cerca de 75 mil euros em apoios às famílias, no ano letivo 2021/2022

Educação Informações e Serviços
27/08/2021

Falar de educação é falar de inclusão e justiça social, é falar de um direito inalienável de todos a uma educação de qualidade e com qualidade que permita o acesso de todos os jovens e crianças ao seu desenvolvimento integral e a uma participação social ativa e mobilizadora.

O Município, consciente do papel preponderante da Educação na construção de uma sociedade esclarecida, coesa, inclusiva e participativa, tem orientado toda a sua ação e intervenção para a satisfação das diferentes necessidades e exigências ao sistema educativo no território. No âmbito do Decreto-Lei nº21/2019, de 30 de janeiro, que define as áreas da educação a transferir / descentralizar para os Municípios, a Câmara Municipal da Guarda assume a competência da Ação Social Escolar passando, a partir de 1 de setembro, a ser responsável pela gestão da mesma desde o 1.º CEB até ao Ensino Secundário.

Para além destes apoios, o Município disponibiliza a todas as crianças que frequentam a rede pública de Ensino Pré-Escolar e 1.º CEB uma Rede de Componentes de Apoio à Família (AAAF e Rede Municipal de ATL), que acolhem as crianças em horários não letivos, de manhã e de tarde, assegurando o fornecimento da refeição.

A Câmara Municipal vai, ainda, continuar a garantir o transporte escolar dos alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos e secundário, quando a distância da residência ao estabelecimento de ensino frequentado for superior a 3 km ou 4 km, dependendo se o mesmo está ou não equipado com cantina/refeitório. Também é garantido o transporte em circuitos especiais a alunos com necessidade de transporte adaptado, independentemente da distância da sua residência ao estabelecimento de ensino que frequentam.

A autarquia prossegue empenhada na valorização das políticas educativas e sociais, disponibilizando meios e recursos para que todos os jovens do concelho da Guarda tenham acesso a uma educação de sucesso, acompanhando-os no processo de formação pessoal que, consequentemente, tornará a nossa sociedade mais humanizada e ética.

Neste sentido a Câmara Municipal da Guarda informa os Encarregados de Educação dos alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade que os vales para aquisição dos livros de fichas (todos os alunos do 1º ao 4ºano de escolaridade) e material escolar​ (apenas para alunos posicionados nos 1º e 2º escalões do Abono de Família e cujas candidaturas tenham sido formalizadas até 13 de agosto), poderão ser levantados de acordo com calendarização que se segue. Depois destas datas, os vales deverão ser levantados no Gabinete de Educação da Câmara Municipal, mediante marcação prévia.

Os vales correspondentes às Escolas das freguesias, serão entregues nas respetivas Juntas de Freguesia.

Imagem: Município da Guarda investe cerca de 75 mil euros em apoios às famílias, no ano letivo 202