Programação da BMEL para Novembro e Dezembro

Cultura Informações e Serviços
03/11/2021
À semelhança do que foi acontecendo ao longo do ano, a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço termina 2021 com uma programação bastante versátil, oferecendo aos seus utilizadores atividades que vão desde a apresentação de livros a teatro e música, exposições, workshops, conferências e leitura encenada.

A apresentação de novos títulos será uma máxima desta nova agenda para os meses de novembro e dezembro, sete no total. Assim, serão apresentados os seguintes livros nos próximos dois meses: “Homílias de um Pároco de Aldeia” de Pe. João Carrola, a apresentar já hoje, dia 3 de novembro às 18h00; “O Último Duque”, do autor local Carlos Carvalheira será apresentado no próximo dia 5, também às 18h00; “As Estradas são para Ir”, um livro de poemas de Márcia, dia 13, pelas 16h00; o Nº 28 da “Revista Nova Águia”, uma recriação do “espírito” de uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal, adaptado ao século XXI, vai ser apresentado a 19 de novembro às 18h00. Trata-se de um número dedicado a Eça de Queiroz e Manuel Ferreira Patrício; “Pensar o Interior” da economista da Guarda Dulcineia Catarina Moura será apresentado dia 20, às 16h00; a obra de poesia “Corpo Irrepetível” de Maria Afonso inicia a programação de dezembro, no dia 4 às 16h00; por último, “No País do Silêncio”, romance estreia de Rita Cruz, encerra a apresentação de livros este ano na BMEL, a 18 de dezembro às 16h00.

No que toca às restantes propostas que constituem esta agenda damos destaque à conferência de encerramento do Ciclo de Conferências Internacionais “A Europa dos Escritores” 2021, por Isabel Pires de Lima. Com esta comunicação intitulada de “Das Europas: de Agostina Bessa-Luís e Mário Cláudio”, Isabel Pires de Lima procura “refletir nos modos como se processam as diversas representações da Europa” nas obras destes dois autores portugueses. O Ciclo a Europa dos Escritores é uma organização conjunta do Município da Guarda e do CLEPUL – Universidade de Lisboa, com coordenação científica de Jorge Maximino.

A BMEL continua a proporcionar bons momentos em família, através da atividade “Em família… Na biblioteca”. Desta vez, com “Histórias com Chapéus e construção de Chapéus”, pelo Cenas Teatro e Companhia, dia 6 de novembro, às 15h00. Trata-se de uma oficina de criação de chapéus, durante a qual vão surgindo pequenas histórias dos chapéus, através de diferentes linguagens: palavras, gestos, música, silêncios e sons. Já em dezembro, a biblioteca proporciona às famílias algumas atividades com cheirinho a Natal, como é o caso da leitura encenada “Literaturinha: O Quarto Rei Mago”, no dia 4 de dezembro (10h30) e “O Natal da Ana”. Uma iniciativa composta por teatro e música, pelo Teatro em Caixa, a realizar a 18 de dezembro (10h30). A participação das famílias nestas iniciativas está sujeita a inscrição prévia.

Ainda no que concerne a iniciativas sobre a temática do Natal, a Biblioteca Municipal apresenta ao público, entre 27 de novembro e 15 de janeiro, “Livros Pop-up Natal”, da coleção particular de José Alberto Rodrigues, e “ Presépios do Mundo”, da coleção particular de Isabel Correia e José Augusto Correia. Tendo também o Natal como pretexto, mais concretamente os tradicionais Postais de Natal, realizam-se dois workshops na biblioteca: “Construção de Postais de Natal”, dia 27 de novembro (10h00 /17h00), sob a orientação de José Alberto Rodrigues, e “Tipografia Tradicional – Postais de Natal”, por Quadratim Letter Press, a 11 de dezembro (14h30/17h30).

Já a partir de 22 de novembro, o PNL/2027 (Plano Nacional de Leitura), a DGLAB (Direção Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas) e a RNBP (Rede Nacional de Bibliotecas Públicas), onde se inclui a BMEL, promovem a iniciativa “Juntos de Férias no Natal” – leitura e jogos online para os jovens, entre os 10 e os 15 anos. Os jovens que queiram participar e habilitar-se aos prémios devem ler os livros indicados pelo PNL/2027, os quais podem ser requisitados nas respetivas bibliotecas, e posteriormente, jogar com a aplicação gratuita app Desafios LeR+ respondendo aos desafios propostos, associados aos livros. Informação completa em: https://www.pnl2027.gov.pt/np4/appdesafios.html

Por fim, e no que diz respeito às iniciativas mensais dedicadas à promoção do livro e da leitura, a BMEL promove sessões de “A Quinta dos Contos”, para crianças dos 3 aos 10 anos de idade, nos dias 4 e 18 de novembro e 2 e 23 de dezembro.

De salientar ainda, que a Biblioteca Itinerante continua a fazer percursos mensais pelas freguesias rurais do concelho da Guarda, fazendo chegar os livros e a leitura a todos.

Imagem: Programação da BMEL para Novembro e Dezembro