Guarda é “Autarquia + Familiarmente Responsável” pela 10ª Vez

Informações e Serviços
12/11/2021

O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) distinguiu pela 10ª vez a Câmara Municipal da Guarda como uma das 'Autarquias + Familiarmente Responsáveis' por implementar e desenvolver 'políticas amigas da família'. Ao atribuir este galardão (Bandeira Verde), o Observatório pretende divulgar e incentivar as autarquias portuguesas a adotarem ou continuarem a praticar políticas e medidas sociais de proximidade e apoio, que mitiguem as fragilidades das famílias a vários níveis, tendo em conta que são as autarquias que representam o poder mais próximo das populações.

De salientar que das 132 câmaras que aderiram este ano ao projeto foram distinguidas 84, após análise das políticas municipais de apoio à natalidade e às famílias, praticadas ao longo do ano. No que refere ao distrito da Guarda foram ainda distinguidos os municípios de Gouveia, Seia, Pinhel, Almeida, e Vila Nova de Foz Côa.

Especialmente nesta edição, 13ª, o Observatório congratula-se pelo facto de o número de autarquias ter aumentado de 81 para 84, num ano marcado pelo contexto pandémico por COVID-19. A esse propósito, a coordenadora do OAFR, Isabel Paula Santos, reforça que, no contexto pandémico 'as autarquias tiveram uma importância extrema no apoio extraordinário às famílias e estiveram na linha da frente nas respostas de proximidade'.

De referir que o OAFR foi criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas e tem como principais objetivos acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar para as famílias em geral.

A cerimónia de entrega da Bandeira Verde terá lugar no próximo dia 25 de novembro, pelas 16h30, no Auditório da Fundação FEFAL em Coimbra.

Imagem: Guarda é “Autarquia + Familiarmente Responsável” pela 10ª Vez