Município da Guarda

Município da Guarda

25 de novembro: Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres

Direitos sociais Segurança Informações e Serviços
24/11/2021
leitura do texto

Amanhã, dia 25 de novembro, assinala-se o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Doméstica contra as Mulheres e, à semelhança de anos anteriores, o Município da Guarda associa-se ao Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica (NAV) na divulgação desta data, que tem a intenção de sensibilizar a sociedade para a reflecção sobre esta problemática social, com cada vez mais casos identificados.

Recordamos que, na Guarda, o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica está sediado no Centro de Formação Assistência e Desenvolvimento (CFAD), na Rua Soeiro Viegas, prestando apoio social, psicológico e jurídico totalmente confidencial e gratuito a todas as vítimas de violência doméstica no distrito da Guarda. Para tal, conta com uma equipa multidisciplinar, composta por uma técnica de serviço social, uma psicóloga e uma jurista.

É muito importante, não só neste dia, mas diariamente, refletirmos sobre o aumento do número de casos denunciados e nas marcas profundas que este crime público provoca não só nas vítimas diretas, mas também em todos os que vivem envolvidos nesse mundo de violência, nomeadamente as crianças e jovens.

É dever de qualquer cidadão denunciar a existência deste tipo de situações, uma vez que se trata de um crime público. Só a denúncia pode garantir às vítimas um atendimento personalizado e acompanhamento adequado às suas necessidades.

Para mais informações contacte o núcleo através do correio eletrónico: apoiovitimaguarda@cfad.pt ou pelo telefone 271 214 166.

Imagem: 25 de novembro: Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres