Município da Guarda

Imagem: Informação da versão beta

Município da Guarda

Guarda em estado de Alerta Municipal: Concertos de Natal adiados, Passagem de ano cancelada, Município disponibiliza 25 000 testes COVID-19

Informações e Serviços COVID-19
07/12/2021
leitura do texto

No seguimento da Reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil, a propósito do Estado Epidemiológico do Concelho, é declarado o Estado de Alerta de âmbito Municipal sendo ativado o Plano Municipal de Emergência.

Ainda devido à Situação Epidemiológica atual e aos condicionamentos impostos pelo novo Estado de Calamidade decretado pelo Governo, em Conselho de Ministros nº 157/2021 de 27 de novembro, o Município da Guarda comunica que vão ser adiados os espetáculos das Janeiras e os Concertos de Natal (nas igrejas da cidade e nas freguesias), que integravam o programa da Guarda: A Cidade Natal. O Município da Guarda pretende reagendar esses concertos para outra altura e opta assim por um programa de Natal exclusivamente ao ar livre, para minimizar questões de risco. A edilidade tinha ainda a intenção de avançar com um espetáculo de fim-de-ano, mas devido às condições atuais, a ideia ficou definitivamente colocada de lado.

Por uma questão de segurança, o Município vai ainda disponibilizar gratuitamente cerca de 25 000 testes Antigénio -COVID-19 às IPSS, Corporações de Bombeiros, Forças de Segurança e Associações Culturais e Desportivas do Concelho da Guarda.

Quanto à programação do Teatro Municipal da Guarda, Museu da Guarda e Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço vai manter-se e o acesso aos espetáculos/iniciativas que será feito em conformidade com as regras impostas pelo Estado de Calamidade para o acesso a Salas de espetáculo e espaços culturais, ou seja, mediante apresentação de:

Certificado Digital COVID atualizado e Comprovativo de vacinação que ateste o esquema vacinal completo nos termos do n.º 2 do artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 54 -A/2021, de 25 de junho, há pelo menos 14 dias, com uma vacina contra a COVID -19.

Ou Comprovativo de realização laboratorial de teste com resultado negativo à COVID-19, devendo este teste cumprir os requisitos previstos nas subalíneas i) ou ii), conforme aplicável, da alínea b) do n.º 1 do artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 54 -A/2021, de 25 de junho.

Recordamos ainda que a utilização da máscara se mantém obrigatória, bem como as regras de higiene e segurança em vigor, recomendadas pela Direção Geral da Saúde.

Quanto ao espetáculo de António Zambujo com a Orquestra Filarmonia das Beiras, agendado para esta quarta-feira, dia 8 de dezembro, no Teatro Municipal da Guarda irá realizar-se com referidas condições de acesso obrigatórias. Mais informamos que os espetadores que tenham na sua posse os vouchers de acesso ao concerto inicialmente agendado em agosto os mesmos são VÁLIDOS para a entrada nesta nova data.

Apelamos ao público para manter o distanciamento social, no sentido de evitar aglomerados. Para evitar a possibilidade de ajuntamentos de público, o TMG informa que as portas do Grande Auditório abrirão às 20h. Agradecemos a compreensão.

Imagem: Guarda em estado de Alerta Municipal: Concertos de Natal adiados, Passagem de ano cancelad