Câmara da Guarda contra a Prospeção de Lítio no seu território

Ambiente Segurança Informações e Serviços
12/12/2021

A Câmara da Guarda emitiu parecer desfavorável ao Relatório de Avaliação Ambiental Preliminar do Programa de Prospeção e Pesquisa de Lítio no concelho, que esteve recentemente em consulta pública. O Programa de Prospeção abrange uma extensa área do concelho estando presente em 31 das 43 freguesias do concelho. A intervenção estava prevista fundamentalmente em territórios rurais, onde se desenvolvem atividades agrícolas, pecuárias, florestais e turísticas e que, de uma forma sustentada, permitem a fixação de população naqueles territórios. Assim e sendo a extração mineira uma atividade que contribui para a degradação ambiental, com perda de vegetação e biodiversidade em todas as áreas de extração e nas áreas envolventes, causando danos e poluição dos recursos hídricos, contaminação dos solos, poluição do ar, poluição sonora, perda de biodiversidade, entre outras, o Município da Guarda optou por emitir parecer desfavorável à prospeção de Lítio no Território.

Imagem: Câmara da Guarda contra a Prospeção de Lítio no seu território