Município da Guarda

Município da Guarda

Voto de Congratulação pela indicação do neurocientista Rui Costa para presidente do Allen Institute

Cidadania e Participação Informações e Serviços
21/12/2021
leitura do texto

Rui Costa, natural da Guarda, cientista distinto, líder organizacional comprovado e administrador experiente, há muito enveredou pelo caminho da pesquisa e descoberta sobre o cérebro, sendo reconhecido como um dos mais conceituados especialistas em movimento e aprendizagem, em todo o mundo.

O fascínio pelo comportamento animal fê-lo estudar medicina veterinária. Depressa enveredou pela investigação, passando pela Suécia e pelos Estados Unidos da América (EUA), trabalhando com os maiores nomes das neurociências a nível mundial.

Foi investigador científico e diretor do Laboratório de Neurobiologia da Ação do Instituto Nacional de Saúde norte-americano. Foi também nos EUA que recebeu o prémio de Jovem Investigador da Fundação Nacional de Neurofibromatose. Trocou a liderança do Instituto norte-americano pelo regresso a Portugal como investigador principal do Programa de Neurociência da Fundação Champalimaud em colaboração com o Instituto Gulbenkian de Ciência.

Mais tarde, a convite de dois prémios Nobel, regressou aos EUA para o Instituto Zuckerman, da Universidade de Columbia, assumindo em 2019 a direção científica e financeira da referida instituição.

Nesse ano foi eleito membro da Academia Nacional de Medicina norte-americana, ressalvando a importância das suas descobertas na abordagem a diversas doenças como Parkinson, Autismo ou Distúrbios obsessivo-compulsivos.

Em outubro de 2021, recebeu o Pioneer Award, dos Institutos Nacionais de Saúde norte-americanos, com o propósito de descobrir a forma como o cérebro aprende a controlar os órgãos internos e a adequar respostas imunitárias e metabólicas a cada situação. Compreender estas interações irá ter impactos na abordagem de perturbações mentais como a ansiedade e a depressão, ou de problemas neurológicos como o Acidente Vascular Cerebral.

Rui Costa é um firme e pioneiro defensor de uma forma de fazer ciência aberta e trabalho em equipa, ajudando a escrever um novo capítulo na maneira de fazer ciência, transformando a comunidade científica, e fazendo ecoar essa forma de fazer ciência no mundo.

A Câmara Municipal da Guarda, em sessão ordinária, congratula-se pela indicação de Rui Costa para presidente do Allen Institute e pela sua incessante procura por uma nova forma de fazer ciência de investigação. Mais importante ainda é o seu inegável contributo na investigação, na prevenção e tratamento de doenças do cérebro, que possibilitaram a melhoria da aprendizagem humana e prevenção do declínio cognitivo.

Imagem: Voto de Congratulação pela indicação do neurocientista Rui Costa para presidente do Allen