Rodrigo Leão, Matt Elliott, Márcia e Chrystabell são destaques no Teatro Municipal da Guarda até abril

Cultura Informações e Serviços
11/01/2022

Para os quatro primeiros meses do ano, o Teatro Municipal da Guarda (TMG) aposta numa programação eclética e diversificada, para diferentes públicos, gostos e apetências culturais. Do bailado clássico “Quebra Nozes” à dança contemporânea de Vitor Hugo Pontes. Do teatro cómico “Os ´Monólogos do pénis” à estreia do novo espetáculo do Teatro do CalaFrio, passando pelo teatro infantil “O capuchinho”. Do novo circo do Chapitô, à música alternativa do inglês Matt Elliot, passando pelo Fado de Jonas. São perto de 80 as sessões marcadas entre janeiro e abril no TMG. Aqui deixamos os destaques.

A programação do mês de janeiro tem início com a nova produção do Teatro do CalaFrio, “Emma”, a partir do texto “O Teatro” da autora Emma Santos já nos dias 14 e 15 de janeiro. Segue-se o espetáculo “Conchichina”, com base num texto do escritor Afonso Cruz, com encenação da conhecida atriz Sandra Barata Belo e música original de Samuel Úria, numa coprodução com o TMG, para ver no Grande Auditório no dia 22 de janeiro. Ainda no capítulo do Teatro, a Estação Teatral apresenta a peça “A Avenida: Liberdade!”, dia 27 de janeiro sobre o impacto da Revolução de abril a partir de artigos de época do Jornal do Fundão. E já no final do mês é reposto (após adiamento devido à pandemia) o bailado clássico “Quebra Nozes” de Tchaikovsky, nos dias 28 e 29 com duas apresentações no Grande Auditório.

Fevereiro arranca com um espetáculo em coprodução com o TMG no âmbito da Rede 5 Sentidos, “Cabraqimera” da bailarina e coreógrafa Catarina Miranda, no dia 4. Um espetáculo de dança sobre patins, com muita cor e luz. Segue-se Piazzolla 100, um concerto que celebra o centenário do músico argentino Astor Piazzolla, no dia 5. Logo depois: dois concertos com artistas internacionais: Matt Elliott (Inglaterra) no dia 10 e Chrystabell (EUA), cantora e atriz colaboradora do realizador David Lynch que apresenta o seu mais recente disco, “Midnight Star”, no dia 12. Ainda em coprodução, dia 18 terá estreia nacional a nova criação de uma associação cultural Coruja do Mato, com um espetáculo que cruza teatro e multimédia, intitulado “Obscuridade Sublime”. E no dia seguinte, 13, sobe ao palco do Pequeno Auditório, o concerto dos 5ª Punkada, grupo constituído por músicos com paralisia cerebral. O fadista e bailarino Jonas apresenta no Café Concerto o disco de estreia, “São Jorge” no dia 24. O mês de fevereiro termina, já perto do Carnaval e com a comédia teatral “Monólogos do Pénis”, com os atores Ricardo Carriço e Ricardo Castro.

Em março há dois espetáculos de circo contemporâneo para toda a família, “Cir-K” da companhia Oliveira & Bachtler no dia 3, e “Kdeiraz” da Companhia Chapitô no dia 12. E ainda um espetáculo de música e teatro infantil, “Mininu” de Fernando Mota em reposição, com duas apresentações para o público das escolas. No dia 5 é a vez da cantora rock independente Joan As Police Woman atuar no Pequeno Auditório seguida no dia 11 pela portuguesa Márcia no Grande Auditório. A 17 de março regressa a Dança Contemporânea ao TMG com um dos maiores e mais prestigiados coreógrafos portugueses da nova geração: Victor Hugo Pontes e o espetáculo “Os Três Irmãos”. A fechar o mês, no dia 25 vai estar a peça de teatro “Perfeitos Desconhecidos”, um espetáculo sobre a influência dos telemóveis nas nossas vidas; uma comédia dramática com um elenco de atores conhecido do grande público.

Já em abril, no dia 7 a cantora americana Emily Jane White estreia-se no TMG e no dia 9 é a vez do espetáculo luso-espanhol, “Quem se Chama José Saramago”, do Teatro das Beiras e do Karlik Danza Teatro que assinala o centenário do escritor português. Em regime de coprodução, outro destaque da temporada é a ópera “O Homem dos Sonhos” do compositor António Chagas Rosa e da cantora lírica Catarina Molder, com base numa história do escritor Mário de Sá-Carneiro, que se apresenta no dia 21. Ainda em abril, destaque para o espetáculo no âmbito das Famílias ao Teatro, no dia 23, com peça de teatro “Capuchinho” do Teatro Plage, numa nova versão do conto tradicional.

No âmbito das Comemorações do 25 de Abril e do Aniversário do TMG, Rodrigo Leão atua no Grande Auditório acompanhado de um ensemble e duas cantoras, revisitando o seu reportório de uma já longa e prestigiada carreira musical. E no dia seguinte, 26, outra reposição, o realizador guardense António Lopes estreia o documentário “Cinema em Movimento”.

Realce ainda para atividades do Serviço educativo de onde se destacam o Teatro Actus com duas peças de teatro para escolas com base no Plano Nacional de Leitura, em fevereiro e a “Caixa Para Guardar o Vazio”, uma instalação escultórica e performativa de Fernanda Fragateiro e Aldara Bizarro que estará patente na Galeria de Arte do TMG entre 10 e 26 de março para escolas, famílias e grupos organizados.

No mesmo espaço: a Exposição de Fotografia “Transversalidades” do Centro de Estudos Ibéricos, de 23 de abril a 30 de maio.

Muitos e bons motivos para uma visita ao Teatro Municipal da Guarda. Aqui deixamos a Agenda com toda a programação.

Imagem: Rodrigo Leão, Matt Elliott, Márcia e Chrystabell são destaques no Teatro Municipal da Guar