Segurança Informações e Serviços
31/01/2022

A Câmara da Guarda assinou na passada sexta-feira, dia 28 de janeiro, nos Paços do Concelho, um protocolo que possibilitará a instalação do Comando Sub-Regional das Beiras e Serra da Estrela da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a ANEPC, na cidade da Guarda.

A sede desta estrutura regional ficará então no edifício da antiga Escola Comercial e da Associação Comercial da Guarda, na Rua dos Cavaleiros, em pleno Centro Histórico.

O imóvel em questão irá sofrer obras de remodelação, sendo arrendado à ANEPC por um período mínimo de 20 anos. O autarca da Guarda mostrou-se satisfeito com esta Descentralização de um serviço crucial no socorro às populações e que dá à Guarda liderança regional e um novo fôlego ao Centro Histórico.

«Todos somos poucos, separados seremos ainda menos. Apesar da escolha da localização deste Comando regional poder ser considerada, natural e óbvia, não podíamos deixar de resolver, com eficiência e no mais curto espaço de tempo, a sua instalação na Guarda. A Guarda é a sede da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela. Continuamos dispostos a investir para que assim seja. Pois para ser capital, é preciso decidir e investir em tempo útil. Não basta afirmar aos quatro ventos que se quer assumir a capitalidade, tem que se investir efetivamente e dar condições físicas e técnicas, para que o Comando Sub-Regional das Beiras e Serra da Estrela ANEPC seja uma realidade.», referiu o edil, na sessão.

Por seu turno, o presidente da ANEPC, referiu que «este irá ser um centro de operações moderno e robusto». O objetivo garantiu do dirigente «É potenciar a capacidade de resposta dos meios da Proteção Civil e melhorar a monitorização de riscos».

Com este protocolo em vigência, a Câmara da Guarda irá agora a avançar com os projetos para a remodelação e adaptação do edifício à instalação do Comando da ANEPC. O objetivo é que aquela estrutura regional da Proteção Civil comece a funcionar o mais brevemente possível, a partir da cidade da Guarda.

Imagem: Comando sub-regional da ANEPC, na Guarda; assinado protocolo para cedência de instalações