Comunicado do Município da Guarda | Academia de Futebol da Guarda

Desporto Cidadania e Participação Informações e Serviços
31/01/2022

​O atual Executivo da Câmara Municipal da Guarda foi confrontado e surpreendido com a decisão da Associação de Futebol da Guarda em submeter à Federação Portuguesa de Futebol a decisão de construção de uma academia de futebol em Celorico da Beira.

Foi unicamente, pelas declarações prestadas à comunicação social pela AFG, que tivemos conhecimento que o anterior executivo da Câmara Municipal da Guarda teria apresentado uma candidatura à construção de uma academia de futebol.

Como é público, não houve qualquer passagem de dossiers do anterior Executivo para o atual.

Mas, mesmo com esta infeliz falha democrática, não seria o normal e correto papel da AFG, enviar nova comunicação ao novo Executivo da Câmara Municipal da Guarda, sabendo que o Executivo sofreu uma mudança há bem pouco tempo, para que as eventuais dúvidas fossem sanadas?

Será que as declarações proferidas pelos diversos atores no passado, pré-anunciando este investimento fora do Concelho da Guarda, seria já um prenúncio para o atual desfecho?

Temos no nosso Concelho da Guarda as maiores escolas de formação de todo o distrito, sendo cerca de 70% dos Árbitros oriundos do Concelho da Guarda.

Só o NDS possui neste momento perto de 300 atletas, o que a somar aos restantes clubes, mais do que duplica.

Sabemos que o NDS também não foi contactado por nenhuma forma, para o que quer que seja.

É com tristeza e perplexidade, que nos parece assistir a uma tentativa de levar esta situação para caminhos políticos e não caminhos desportivos, sendo do nosso total desconhecimento outros quaisquer interesses que estejam por trás desta decisão.

O Desporto foi uma das maiores apostas do nosso programa eleitoral. Basta relembrar o Projeto da Nova Cidade Desportiva.

Este Executivo tem bem presente a importância do desporto na formação e na saúde de todos.

Ao atual executivo da Câmara Municipal da Guarda apenas interessa o bem-estar e o desenvolvimento da Guarda, pelo que nos vemos obrigados a emitir este comunicado, após Reunião com todos os Clubes federados do concelho da Guarda.

À política o que é da política. Ao desporto o que é do Desporto.

Iremos informar a Federação Portuguesa de Futebol de todos os contornos desta situação.​

Imagem: Comunicado do Município da Guarda | Academia de Futebol da Guarda