Município reúne com Agrupamento, PSP e Associações de pais e alunos devido à relocalização transitória da Paragem da Rotunda da Central

Segurança Urbanismo Cidadania e Participação Informações e Serviços
02/02/2022

No seguimento de algumas dúvidas que surgiram face à desativação da Paragem de Autocarros na rotunda da Central de Camionagem, o executivo da Câmara da Guarda reuniu hoje com as direções do Agrupamento de Escolas da Sé, da Associação de Estudantes da Escola Secundária, da Associação de Pais e com a Polícia de Segurança Pública (PSP), no sentido de melhor operacionalizar a relocalização da paragem nos cais 13 e 14 do Centro Coordenador de Transportes.

Na reunião foi explicado que se trata de uma situação transitória, pois é intenção do Município da Guarda a médio prazo, localizar definitivamente a referida Paragem em frente à Escola Secundária da Sé, sendo para isso essencial que se procedam a obras de fundo, para não prejudicar a circulação rodoviária numa via (R. Almeida Garrett) já de si estreita e com excesso de tráfego.

São aliás conhecidos os problemas da paragem naquela rotunda, alvo de críticas há mais de 10 anos. O local (uma rotunda) foi mal escolhido; o abrigo é manifestamente pequeno para o número de alunos que ali apanha o transporte e que tem que esperar à chuva, ao sol, ao vento e ao frio; também não está salvaguardado espaço para que circule um munícipe com mobilidade reduzida ou até em cadeira de rodas; e há ainda uma questão de conflito latente entre os jovens, sublinhando-se ainda várias situações recentes que colocaram a integridade física e de bens, em risco. A própria PSP tem aquele local sinalizado como problemático.

Na reunião, todos os participantes concordaram com a solução transitória do Centro Coordenador de Transportes. Foi ainda transmitido o planeamento que foi efetuado pelo Município da Guarda, no sentido de salvaguardar a segurança no local com videovigilância junto aos Cais 13 e 14 da Central e também com o reforço da vigilância da PSP no mesmo local e junto ao Estabelecimento de Ensino (Escola Segura). Será ainda colocado um semáforo junto à Rua Almeida Garrett para reforçar a segurança na travessia dos peões para a Central de Camionagem, sendo criado também um caminho seguro dentro do Centro Coordenador de Transportes, tudo isto fazendo parte do plano que estava delineado para colmatar este problema antigo.

Para breve, a Câmara da Guarda tem prevista a revisão do Plano de Transportes Urbanos, dos respetivos horários e carreiras. A reestruturação será feita logo que a nova operadora entre em funções.

Imagem: Município reúne com Agrupamento, PSP e Associações de pais e alunos devido à relocalização