CEI e CIMBSE entregam Prémios do Concurso Fronteiras da Esperança esta sexta

Cultura Educação Informações e Serviços Juventude
08/02/2022

Na próxima sexta-feira, dia 11 de fevereiro, acontece a sessão de entrega dos Prémios do Concurso “Fronteiras da Esperança: Minha Terra, Meu Futuro” aos alunos e Escolas participantes nesta segunda edição e também a inauguração da Exposição e lançamento do Catálogo. A iniciativa tem lugar no Teatro Municipal da Guarda (TMG) pelas 14h30.

Trata-se de uma iniciativa do Centro de Estudos Ibéricos (CEI) em parceria com a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM BSE) que visa estimular a reflexão dos jovens estudantes sobre os recursos e as dinâmicas territoriais, levando-os a refletir sobre as perspetivas que se abrem para o futuro coletivo da região.

O concurso estruturou-se em torno de 3 temas: (i) Leituras e (re)interpretações do território: diagnósticos prospetivos; (ii) Escrita, literatura e território: trabalhos de expressão literária; (iii) Arte e território: trabalhos de expressão artística, tendo os trabalhos são organizados de acordo com os diferentes escalões de participação (1º ciclo, 2º e 3º Ciclo e Secundário).

A sessão será limitada à participação dos alunos e professores cujos trabalhos tenham sido premiados, podendo a lista completa dos premiados ser consultada aqui.

Quanto à Exposição, estará patente durante um mês, até 11 de março, no Foyer do Grande Auditório do TMG e pode ser visitada de terça a sexta-feira das 10h00 às 12h00 e das 14h30 às 17h30 e aos sábados das 14h30 às 18h00.

Esta iniciativa insere-se no Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da CIMBSE II enquadrado no aviso nº CENTRO-66-2020-84, financiado pelo Centro 2020, cujos objetivos passam pelo desenvolvimento de dinâmicas de apoio às escolas e aos professores nas atividades dos vários níveis de ensino.

Imagem: CEI e CIMBSE entregam Prémios do Concurso Fronteiras da Esperança esta sexta