Informações e Serviços
15/02/2022

Foi com enorme consternação que tomámos conhecimento do falecimento do Senhor António dos Santos Piné.

Deixou-nos uma das figuras cimeiras da vida pública desta Cidade, que, de modo altruísta, partilhou a sua enorme emoção e paixão pela arte. A sua dedicação, afetividade e conduta para com o próximo, em prol da causa pública, sempre se pautou pelo verdadeiro espírito voluntarioso.

Homem simples e humilde, como ele próprio se apresentava, a promoção pessoal era algo que não o preocupava e não fazia parte da sua forma de estar na sociedade.

Num momento doloroso que a todos sensibiliza, o Município da Guarda expressa a toda a família, a sua solidariedade o seu profundo pesar e pelo falecimento de António Piné, nome incontornável na História desta Cidade.

Farmacêutico da Guarda, distinto cidadão, deixou ao País a sua marca, um importante acervo 'A Coleção António Piné', que ilustra as correntes estéticas que caracterizaram a arte portuguesa a partir da segunda metade do século XX. Desta forma abnegada e voluntariosa, fez questão de partilhar com todos, um riquíssimo contributo de enorme relevo no panorama cultural.

Assim, lamentando a perda e reconhecendo o relevante contributo de António Piné para a Cidade e pelo exemplo de intervenção cívica que a sua vida constituiu, propõe-se:

1. Aprovar o presente 'Voto de Pesar' pelo falecimento do Senhor António Piné, guardando um minuto de silêncio em sua memória;
  2. Manifestar à sua família as mais sentidas condolências, transmitindo o teor deste 'Voto de Pesar'

O Presidente da Câmara Municipal da Guarda,

Sérgio Costa

Imagem: Voto de pesar pelo falecimento de António Piné, apresentado em reunião de câmara