Município da Guarda

Imagem: Informação da versão beta

Município da Guarda

1 de Março, Dia Internacional da Proteção Civil

Segurança Informações e Serviços
01/03/2022
leitura do texto

​O Dia Internacional da Proteção Civil, instituído pela Organização Internacional de Proteção Civil (International Civil Defence Organization – ICDO), é celebrado anualmente a 1 de março, data em que entrou em vigor a Constituição da mencionada organização.

Em Portugal, na sequência do Despacho n.º 6915/2008, 21 de fevereiro, foi instituído o Dia da Proteção Civil, a comemorar, anualmente, no dia 1 de março.

Em Portugal e no mundo, a comemoração da data tem como propósito sensibilizar os vários países para a importância da proteção civil; prestar tributo a todos os agentes de proteção civil e promover a reflexão e o diálogo em torno dos riscos a que territórios e populações estão sujeitos; e o papel que cabe a cada um de nós, cidadãos, no esforço coletivo de criação de comunidades resilientes a catástrofes.

Desde então, a referida data vem sendo assinalada, a nível nacional e distrital, com diversos eventos realizados, sobretudo, pelos vários agentes de proteção civil, bem como pelos municípios, com o propósito de promover a reflexão alargada dos valores que devem enformar esta área de atuação, envolvendo toda a comunidade e cidadãos.

Cabe à Organização Internacional de Proteção Civil a escolha do tema que serve de mote às comemorações. O tema do Dia Internacional da Proteção Civil deste ano é o seguinte 'CIVIL DEFENCE AND MANAGEMENT OF DISPLACED POPULATIONS IN FACE OF DISASTERS AND CRISES; ROLE OF VOLUNTEERS AND THE FIGHT AGAINST PANDEMICS'.

O tema vem sublinhar o importante papel do voluntariado na área da Proteção Civil.

1 de março é o Dia da Proteção Civil.

TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL!

Imagem: 1 de Março, Dia Internacional da Proteção Civil