Nova Agenda do TMG: de abril a julho há música, teatro, dança e artes plásticas

30/03/2015

Entre abril e julho de 2015, o TMG apresenta dezenas de espetáculos e atividades culturais, a nova agenda conta com uma mão cheia de propostas diversificadas.

Começando pela música, o TMG preparou uma série de concertos que vão da música clássica aos blues passando também pelo Folk, pelo Jazz e pela Pop. Destacamos os espetáculos “Ary, o poeta das canções”, um tributo a José Carlos Ary dos Santos a 24 de abril; “Uma noite na Guarda” de Rita Guerra a 25 de abril, a orquestra de câmara do Conservatório de Música de São José da Guarda a 29 de abril; Radiophone (com a direção artística de Carlos Barreto Xavier) a 9 de maio; os irreverentes Diabo na Cruz com o seu último disco a 16 de maio; os blues vindos da Bélgica do enérgico Tiny Legs Tim; as sonoridades entre o México e o Brasil da dupla Nó cego a 29 de maio, o folk/Blues dos A Jigsaw acompanhados pelos The great Moonshiners a 18 de junho, o guitarrista Carlo Marchione música italiana de Flo a 2 de julho.

No teatro há a estreia do Teatro do CalaFrio 'Empresta-me um revolver até amanhã' a partir de textos de Anton Tchekhov, com José Neves, Valdemar Santos e Américo Rodrigues, de 16 a 18 de abril. Há também a peça do Teatro Eléctrico: 'Mary Poppins, a mulher que salvou o mundo', protagonizada por Custódia Gallego, a 13 de junho e ainda o 'Auto dos Físicos', de Gil Vicente, a 14 de maio, numa abordagem cénica d' a Escola da Noite.

Na dança, destaque para o espetáculo 'Contraluz' pela CiM - Companhia Integrada Multidisciplinar, a(5 de junho e para o Workshop de Danças Antigas 'Cartas de Jogar. Tocar e Dançar' já nos dias 10, 11 e 12 de abril. A 7 e 8 de maio há Novo circo com 'The Fridge' pela Companhia Huma [Reino Unido].

E ainda as Famílias ao Teatro com 'Cavaleiro Procura-se' do Teattro das Beiras, 30 de maio, nova sessão cinéfila para as famílias 'Filminhos Infantis à Solta pelo País' a 25 de abril e o espetáculo multidisciplinar 'A Grande Invasão' pela Companhia Caótica no dia 20 de junho.

Nas artes plásticas destaque para 'Guarda (-me) de Ana Vidigal que estará patente na Galeria de Arte de 18 de abril a 19 de julho. E ainda as exposições: 'A Tribo Abaiomy' de Teresa Oliveira (escultura); 'á tua beira' de António Mateus (fotografia) e 'Futuro' de Rute Gonzalez (pintura).

De referir ainda que o TMG prossegue a programação regular de cinema e a sua colaboração com o cineclube, bem como uma programação regular de Serviço educativo com várias iniciativas e espetáculos de envolvimento pedagógico e com a comunidade.

Mas há muito mais para ver.

Toda a programação pode ser consultada no site do TMG.

Imagem: Nova Agenda do TMG: de abril a julho há música, teatro, dança e artes plásticas