BMEL apresenta agenda: em março e abril, livros mil!

Cultura Informações e Serviços
11/03/2022

Em março e abril a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL) apresenta uma programação variada e dirigida a diferentes públicos e idades, composta por exposições, horas do conto, apresentações de livros, oficinas, encontros com autores, e muitas outras atividades sempre à volta de estórias, dos livros, dos seus autores, da leitura e da sua ligação à Guarda.

Destaque nesta agenda para as várias exposições. A primeira delas patente na BMEL entre 5 e 19 de abril, numa organização da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela. '16 bibliotecas, 16 autores' da Rede de Bibliotecas destaca na Guarda o autor Rui de Pina. Segue-se, entre 20 de abril e 11 de junho, 'Abril Vinil', uma mostra inédita de Capas de discos editados no período pós 25 de abril. Trata-se de uma exposição coorganizada em parceria da BMEL com o Museu da Imprensa.

Depois, entre 23 de abril e 31 de maio, o Centro de estudos Ibéricos (CEI), no âmbito do Vº Encontro Imagem e Território: Fotografia sem Fronteiras (FSF), promove a exposição sobre 'O mais comprido Museu do Mundo' – a Estrada Nacional nº2. No âmbito desta mostra está também marcado um debate para o dia 23 de abri, às 11h00.

Para os mais novos e as suas famílias, a BMEL, nestes dois meses, reuniu um conjunto de atividades aos sábados. Já para o próximo dia 19 de março, Dia do Pai, a equipa da BMEL preparou uma sessão de contos e uma oficina de artes plásticas. Ainda no âmbito da rubrica Em família… na Biblioteca, a BMEL apresenta no dia 26 de março, um espetáculo de circo, dança, música e teatro, 'Estórias de Tiroleu e da Nau Catrineta', por Coração nas mãos - Associação Cultural e Artística. Em abril, as iniciativas para as famílias continuam. No dia 9, o 'Em Família… na Biblioteca' terá uma sessão de contos e oficina: 'Brinquedos de bolso' por Bru Junça e Patrícia Azevedo Godinho, que promete ligar gerações, acordar memórias e construir pontes, tendo por base o imenso universo dos pequenos brinquedos que carregamos no bolso.

No Dia Mundial do Livro, 23 de abril, a equipa da BMEL, assinala a data com uma oficia: 'Hospital dos livros', onde pretende ensinar aos mais novos como cuidar dos livros 'doentes' para que possam voltar a ter uma 'vida normal'.

Privilegiando a importância dos livros, na rúbrica Escrita com(n)vida, é apresentado na BMEL no dia 18 de março, 'A lenda do belo soldado' de Margarida Rebelo Pinto e no dia 26, 'Mors Amor' de Sónia Ferreira. Já em abril e no âmbito do Vº Encontro Imagem e Território: Fotografia sem Fronteiras (FSF) promovido pelo CEI realiza-se o lançamento do livro Imagem & Território Textos de fronteira, de Jorge Gaspar, no dia 23. 'Coimbra conheço-te bem' de Fátima Veiga, encerra, no dia 30, as atividades comtempladas nesta rubrica.

E para o público das Escolas, a BMEL agendou no dia 21 de março o espetáculo de poesia 'Poemas Numa Teia Para Noites de Lua Cheia', pelo teatro Quadrilha, que irá decorrer em espaços exteriores da BMEL. Já em abril, no dia 2 de abril, terá lugar a conversa 'O lugar do livro brinquedo na infância e na literatura: arquitetura, (inter)texturas, e outros desafios' por Diana Martins, sobre os livros-brinquedo.

No Clube de Leitura: Guarda Livros, o autor escolhido para a próxima sessão é João Bigotte Chorão, com o livro Além da Literatura. O Clube reúne a 29 de abril na Sala Tempo e Poesia da BMEL. Trata-se de um projeto coordenado por João Barradas, médico, criador e gestor da página de instagram @2bejay

Consulte todas as iniciativas aqui.

Imagem: BMEL apresenta agenda: em março e abril, livros mil!